YouTube

O que aconteceu entre 5 e 14 de outubro de 1582?

0

O ser humano sempre sentiu a necessidade de contar o tempo e para isso desenvolveu vários métodos para contar as horas, dias, semanas, meses e anos. O ser humano traçou um longo caminho até chegar nas formas desenvolvidas que temos para calcular o tempo. Muitos outros calendários já foram criados, todos eles combinavam ciência e religião.

O primeiro calendário que surgiu foi o dos sumérios, há milhares de anos atrás. O calendário se baseava no ciclo lunar. Já os egípcios cronometravam o tempo de acordo com o sol, inclusive, os relógios de sol ainda existem em alguns locais, você até já deve ter visto um ou ouvido falar sobre.

Calendários mundo afora

Até hoje, nós seguimos calendários diferentes. Na China, por exemplo, eles seguem o calendário lunissolar que leva em consideração o movimento do sol e da lua. É um dos calendários mais antigos de toda a história. Desde fevereiro deste ano, os chineses estão no ano 4717, o ano do Porco. Mas não pense que apenas a China tem um calendário diferente do nosso. Os judeus também usam um calendário lunissolar, atualmente eles estão no ano 5779. Os etíopes também têm o próprio calendário, que se baseia no calendário Juliano e, atualmente, eles estão no ano de 2011.

Calendário Gregoriano

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre o calendário Gregoriano, mas está intimamente ligado a ele. Sabe por quê? Porque esse é o calendário que utilizamos atualmente. Ele teve origem no calendário romano que levava em consideração as fases da lua. O calendário tinha apenas 10 meses e foi se reajustando. Como você pode perceber, o calendário romano estava com alguns erros. Tendo apenas 10 meses, o ano ainda não havia acabado quando o calendário acabava, e por isso, foi preciso adicionar outros dois meses.

O calendário romano foi substituído pelo gregoriano em 1582, quando o Papa Gregório XIII o implantou. Mesmo após todas as alterações, ele ainda estava com alguns problemas de planejamento, e por isso, o Papa precisou intervir no calendário. O calendário tinha apenas 365 dias e seis horas, no entanto, o calendário deveria ter 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos. Com o passar dos anos, nós ficamos atrasados no tempo, por conta desses minutos a menos. 

A saída que o papa encontrou foi adiantar a data. Se você quer saber melhor sobre os 10 dias a menos e sobre outros calendários do mundo, não deixe de conferir ao vídeo no nosso canal Fatos Desconhecidos!

Esqueleto de grande guerreiro viking na verdade é de uma mulher

Artigo anterior

15 imagens tristes que mostram os locais olímpicos abandonados após as Olimpíadas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido