Curiosidades

15 imagens tristes que mostram os locais olímpicos abandonados após as Olimpíadas

0

Os Jogos Olímpicos são um evento multi esportivo global que têm suas edições de inverno e verão. Milhares de atletas de vários países participam de várias competições defendendo suas nações. Atualmente, os jogos são feitos a cada quatro anos, sendo sempre em anos pares, e alternando suas edições entre inverno e verão.

No começo dos tempos, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados na cidade de Olímpia na Grécia, desde o século VIII a.C. até o século V d.C. E desde essa época até os dias de hoje, algumas coisas mudaram. Sediar as Olimpíadas é uma honra para o país, mas também significa que ele terá grandes despesas já que é a nação sede é quem terá que pagar a conta do maior evento esportivo do mundo.

A quantia que os países gastam com os jogos é absurda. Para se ter uma ideia, Pequim gastou 40 bilhões de dólares quando sediou as Olimpíadas em 2008, a Rússia desembolsou 51 bilhões para os Jogos de Inverno em 2014, o Brasil ultrapassou os 40 bilhões de reais quando os Jogos aconteceram por aqui, em 2016.

E o que esses países têm em comum é que todos construíram grandes instalações para os jogos. Vários lugares de Pequim definharam, o Parque Olímpico da Rússia, que já teve o seu momento reluzente, hoje em dia é uma cidade fantasma depois que os jogos aconteceram. E os estádios brasileiros eram uma esperança muito grande, mas logo que os holofotes e câmeras de todo o mundo pararam de apontar para eles, essa esperança se frustou assim que as olimpíadas acabaram. Obras abandonadas são um problema, independente do país onde essa situação ocorra.

O Brasil é um grande exemplo disso. Logo depois de grandes eventos que aconteceram no país, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, uma das consequências, quase que inevitável, é o possível abandono das obras realizadas para sediar os jogos. Muitas dessas obras acabam não tendo utilidade para a comunidade depois do fim dos jogos e se deterioram com o tempo, ao invés de servir à população do país que sediou eventos tão grandiosos. Ou ainda, continuam funcionando mas para atender interesses de grupos específicos e que se aproveitam dessas edificações feitas, muitas vezes, com dinheiro de toda a população.

O descaso e o desgaste do tempo tomaram o melhor dessas instalações, que uma vez no passado receberam milhares de pessoas e atletas. Hoje várias delas não passam de lugares abandonados e mau aproveitados. Fizemos aqui uma lista desses lugares para mostrar o quão tristes eles estão depois de passarem as Olimpíadas.

1 – Centro aquático, Rio de Janeiro, Brasil

2 – Torre de Salto de Esqui, Itália

3 – Trilha do Bobsled, Bósnia e Herzegovina

4 – Estádio de beisebol, Grécia

5 – Vila Olímpica, Bósnia e Herzegovina

6 – Torre de Salto de Esqui, Bósnia e Herzegovina

7 – Local de voleibol de praia, Pequim

8 – Piscina principal, Grécia

9 – Piscina Olímpica, Alemanha

10 – Complexo Esportivo Olímpico, Bósnia e Herzegovina

11 – Piscina de treinamento, Grécia

12 – Torre de Salto de Esqui, França

13 – Estádio Central, Rússia

14 – Centro de Canoagem e Caiaque Slalom, Grécia

15 – Trilha do Bobsled, Bósnia e Herzegovina

 

O que aconteceu entre 5 e 14 de outubro de 1582?

Artigo anterior

Estudo revela porque colocar uvas no microondas gera pequenas explosões de plasma

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido