Retratado diversas vezes em filmes, livros e até documentários, esse estranho e assustador fenômeno sobrenatural recheia histórias que se espalham em forma de boatos e supostos casos verídicos, apavoram os mais medrosos e mexem com a fé (ou a falta dela) dos céticos. Um poltergeist, como assim é conhecido, é piada para uns e assunto sério (e até objeto de estudos) para outros.

Muito se especula sobre ele, mas o que é um poltergeist e em que casos ele já foi registrado? Para quem se interessa pelo assunto, o fenômeno explicado pela parapsicologia (ciência que estuda eventos de cunho sobrenatural) pode ir bem além de um filme de estilo Block-buster.

Poltergeist é a junção dos termos em alemão "polter" - que significa barulho, ruído - e "geist" - espírito, fantasma. Logo, poltergeist quer dizer literalmente "espírito barulhento". Ele é geralmente definido por estudiosos da área como a manifestação impulsiva do espírito de criança ou adolescente, do sexo feminino ou masculino. É um fenômeno rápido, de curta duração, e age causando o caos na casa da família a que se apega, derrubando e movendo objetos, abrindo e fechando portas e janelas e até mesmo empurrando e derrubando os membros da família.

Publicidade
continue a leitura

Ainda segundo especialistas, os poltergeist são espíritos brincalhões e que pregam peças. Ao contrário de uma assombração, que dura muitos anos e é mais chocante. Eles podem se apegar a uma pessoa ou família e a acompanhar aonde quer que ela vá.

Vários casos aparecem de famílias atormentadas pelos espíritos brincalhões, mas nem em todos deve-se confiar. O problema das manifestações poltergeist é que, geralmente, as encontradas na internet são vídeos falsos produzidos com recursos técnicos muitas vezes muito bem elaborados, enganando os desavisados. Entretanto, há casos no mínimo muito estranhos e completamente verossímeis, que metem medo até nos mais céticos.

Veja à seguir alguns supostos casos registrados de poltergeist, e tire suas próprias conclusões.

Publicidade
continue a leitura

Essa emissora de TV fez uma cobertura do sofrimento de um garoto de 11 anos atormentado por um poltergeist.

Publicidade
continue a leitura

Este documentário foi produzido por uma TV americana e mostra estudiosos de poltergeist registrando a ação de um sobre uma família comum.

Fonte: Fato e Farsa

Publicado em: 25/08/15 13h53