Curiosidades

O que significam os botões do PlayStation?

0

É fato que quando alguém pensa em videogame vem logo à mente o PlayStation. Isso não é à toa. De acordo com um relatório divulgado por Brad Smith, presidente da Microsoft, a Sony tem 70% do mercado mundial de consoles com o seu PlayStation. Em comparação, a Microsoft tem somente 30% com seu Xbox.

Mesmo que a maior parte das pessoas use esse console, é bem possível que grande parte das pessoas não saiba o que significam os símbolos que tem no controle. Alguns controles de algumas empresas, como Master System, Atari 7800, foram feitos com botões numéricos. No entanto, o padrão que a indústria de games, no caso as empresas Mega Drive, Super Nintendo, Neo Geo, 3DO, seguiu foi o de letras.

Mesmo assim, algumas empresas tentaram lançar seus próprios padrões. A Atari quis lançar um controle com letras e números misturados. Já a Sony tinha em mente um lançamento de um controle que não usasse nem letras e nem números. Eles queriam algo mais filosófico, em que cada botão tivesse um significado. Foi assim que surgiu a ideia de usar símbolos.

Na criação do primeiro controle do PlayStation, a Sony queria alguma coisa que fosse fácil de lembrar e tivesse um significado por trás. Ou seja, a empresa não queria somente alguns caracteres quaisquer.

Botões do PlayStation

Aperta o X

Por conta disso que cada botão do controle do PS1 tem o seu significado. São eles:

Triângulo – ele faz referência a um ponto de vista, uma direção para onde ir e sua cor é verde.

Quadrado – o significado dele é um pedaço de papel, como menus e documentos que irão ser acessados, e sua cor escolhida foi rosa.

Círculo – ele significa uma decisão positiva, um “sim”, e sua cor é o vermelho.

Cruz (X) – ele quer dizer uma decisão negativa, um “não”, e tem a cor azul.

No caso do círculo e do X, as cores são opostas justamente por conta dos seus significados. E por conta de todo esse pensamento por trás do significado dos botões do controle, muitos desenvolvedores que antes mapeavam os botões de maneira aleatória começaram a seguir o mesmo padrão do PlayStation.

Na época do PlayStation 1, era normal que nos jogos japoneses o círculo fosse usado para avançar, e o X para retroceder, enquanto que nos jogos norte-americanos o uso dos botões era o contrário. Isso acontecia porque os ocidentais geralmente relacionam o X como sendo o botão principal.

Além dos conhecidos botões, nos primeiros protótipos ainda existiam mais dois: + e -. Contudo, eles foram descartados depois e colocados em cima. Assim, ao todo o controle tinha quatro botões em cima, R1, R2, L1 e L2, dois a mais do que seus concorrentes.

Controle

Aperta o X

Um ponto interessante de se saber é que os dois analógicos só foram colocados no controle por conta do lançamento do Nintendo 64, já que ele tinha o mache para os jogos em 3D e sua câmera era controlada pelos quatro botões amarelos. Por conta disso que a Sony fez os seu botões analógicos. Além deles, eles também colocaram a vibração que foi usada no N64 e Dreamcast.

Mesmo com os novos botões analógicos, nos jogos de tiro os jogadores ainda podiam usar o R1, R2, L1 e L2 para mudar seu campo de visão. Isso só mudou depois com o Xbox e em jogos como Halo.

No começo de tudo, os diretores da Sony queriam que o controle do PlayStation fosse parecido com o do Super Nintendo. No entanto, Teiyu Goto, engenheiro da empresa, contou que eles insistiram no visual que temos hoje.

Fonte: Aperta o X

Imagens: Aperta o X

Mulher pede que companhias aéreas deem lugar extra para pessoas com excesso de peso

Artigo anterior

Internet relembra caso de garoto que foi engolido por um skinhole e nunca mais apareceu

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido