• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Obesidade prejudica o cérebro

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      03/06/14 às 00h15

Estar acima do peso ou obeso não é ruim somente por uma questão de aparência. Como todos sabem, diversas doenças estão associadas a esse problema, como diabetes, doenças cardiovasculares, menor expectativa de vida e assim por diante. Mas estudos recentes podem nos deixar ainda mais preocupados.

Uma pesquisa, realizada na Universidade de Nova York, revelou que comer demais provoca inflamação cerebral e pode deixar a pessoa neurologicamente incapaz de controlar seu apetite! Ao analisar um grupo de pessoas, os pesquisadores descobriram que no cérebro dos obesos e de pessoas acima do peso há altos níveis de fribriogênio, proteína que o deixa o órgão exposto há tais inflamações.

1

Associado a isso, uma outra alteração foi constatada. Com um córtex menor - região do cérebro que administra a tomada de decisões -, os gordinhos podem ficar com consequências permanentes, uma vez que não conseguem mais controlar o apetite ou chegar à conclusão de quando parar de comer.

Outro grande problema relacionado à obesidade está a dificuldade de se lembrar das coisas. Uma outra pesquisa, também desenvolvida nos Estados Unidos, apontou que o excesso de peso afeta a capacidade de memorização, mas nesse caso a notícia boa é que o estado é reversível. A pessoa só precisa emagrecer.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+