• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 vezes que pequenas ações causaram reações gigantes

POR Bruno Destéfano    EM Curiosidades      05/06/19 às 14h04

Nada começa por acaso ou de uma vez. Mesmo que imperceptível nos primeiros momentos, alguma coisa precisa desencadear grandes acontecimentos na história humana. Acidentes acontecem? Sim, mas todas as situações com desdobramentos gigantescos não conseguem chegar ao ponto em que chegaram sem detalhes e antecedentes. Às vezes, um acidente parece incrivelmente pequeno, quase como se você pudesse se recuperar depois, mas isso nem sempre é o caso. De tempo em tempo, de detalhe a detalhe, é possível que pequenas ações transformem-se em catástrofes à nível global. Preparamos uma lista com 7 vezes que pequenas ações causaram reações gigantes.

Você já ouviu falar no efeito borboleta e no que um simples gesto da natureza é capaz de fazer? Dependendo do contexto, das condições e das circunstâncias, o pequeno pode ser parte de um processo maior e mais impactante do que imaginamos.

1- Árvore mais antiga do mundo

Em 1964, Donald Rusk Currey estava estudando o que é conhecido como a Pequena Idade do Gelo nas Montanhas Brancas da Califórnia. Ele, então, começou a coletar amostras do núcleo de uma árvore que achava ser bastante antiga. Sem entender o que estava cortando especificamente, Currey acabou retirando os anéis da estrutura basilar. Dessa maneira, ele derrubou (por acidente) a árvore mais antiga do mundo - com mais de 5.000 anos de idade.

2- Lago Peigneur

Na manhã de 21 de novembro de 1980, uma equipe da plataforma petrolífera da Texaco, na Louisiana, notou que sua perfuratriz havia se apoderado da superfície do Lago Peigneur. Os doze homens ficaram perplexos quando não conseguiram liberar a broca. Então, seguindo uma série de altos estalos e ruídos assustadores, a plataforma começou a se inclinar em direção à água. Alarmados, os homens correram para a praia. Eles não tinham ideia de que haviam acabado de redesenhar a paisagem da Paróquia da Ibéria. Haviam conseguido transformar permanentemente um lago de água doce de 3 metros de profundidade em um lago de água salgada de 60 metros de profundidade.

Surpreendentemente, todos os mineiros escaparam, mas o drama estava apenas começando para o Lago Peigneur. Os homens assistiram em choque quando a água começou a girar em torno de seu novo "dreno", transformando o lago em um vórtice rodopiante de lama, árvores e barcaças. Inclusive, esse lago se tornou o maior redemoinho artificial da história da humanidade.

3- Ações bilionárias vendidas por 800 dólares

Steve Jobs e Steve Wozniak são os cofundadores da Apple Inc., mas Ronald Wayne foi o terceiro fundador. Mesmo pouco conhecido, Wayne tinha a sua parte no processo de fundamentação da empresa. Entretanto, na época, ele não sabia que ela valeria tanto assim. O terceiro fundador da Apple vendeu suas ações, que correspondem à 10% da empresa de tecnologia, por apenas US$ 800. Hoje, elas valeriam mais de US$ 35 bilhões. Essa é uma das vezes que pequenas ações causaram reações gigantes.

4- Telescópio Espacial Hubble: problemas de logística

O Telescópio Espacial Hubble é o primeiro grande dispositivo óptico a ser colocado no espaço pela NASA. Acima da distorção da atmosfera, muito acima das nuvens de chuva e da poluição luminosa, o Hubble teve uma visão desobstruída do universo no ano de 1990. Os cientistas usaram o Hubble para observar as estrelas e galáxias mais distantes, bem como os planetas do nosso sistema solar.

O lançamento e a implantação do Hubble em abril do mesmo ano marcaram o avanço mais significativo da astronomia desde o telescópio de Galileu. Graças a cinco missões de manutenção e mais de 25 anos de operação, nossa visão do universo e nosso lugar dentro dele nunca foram os mesmos. Entretanto, com pouco mais de três semanas de lançamento, uma das lentes do telescópio saiu de sua posição preestabelecida. Dessa maneira, a maioria das imagens ficou com um aspecto meio distorcido. Essa é uma das vezes que pequenas ações causaram reações gigantes.

5- Cedar Fire

Em 2003, no sul da Califórnia, mais de 800.000 acres de terra foram destruídos por incêndios florestais conhecidos como Cedar Fire. Este foi o período em que a região sofreu com o maior incêndio florestal de sua história. Ademais, uma investigação descobriu que um único caçador tinha dado início ao incêndio. O objetivo dele era simplesmente sinalizar aos resgatadores após se perder na floresta.

6- Grande Fome Chinesa

Esse é um exemplo clássico sobre como pequenas ações podem desencadear fenômenos estratosféricos. Entre 1959 e 1961, a famosa Grande Fome Chinesa ganhou forma e contorno. Ao menos 45 milhões de pessoas morreram porque o governo e os cidadãos decidiram erradicar os pardais. Isso mesmo. Os números cada vez menores destes animais fizeram com que os insetos se multiplicasse e, por sua vez, se alimentassem de mais plantas. Essa é uma das vezes que pequenas ações causaram reações gigantes.

7- O grande incêndio de Londres

Como era habitual, Thomas Farriner fechou a padaria de Pudding Lane na noite de sábado, 1º de setembro de 1666. Ele varreu as brasas na lareira, tal qual fazia em todas as noites, e foi para a cama. No entanto, alguma coisa aconteceu de maneira diferente. Aquelas brasas se inflamaram a ponto de começar um incêndio histórico para Londres. O criado de Farriner, que dormia no andar de baixo, acordou logo depois da meia-noite e encontrou fumaça enchendo o piso térreo da padaria. Ele subiu as escadas para despertar Farriner e sua filha.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+