Curiosidades

Onde o “verdadeiro Papai Noel” foi sepultado?

0

Recentemente, arqueólogos informaram que descobriram o local onde São Nicolau foi originalmente sepultado na Turquia. Conhecido por sua piedade e generosidade, o santo, que viveu há mais de 1700 anos, teria inspirado a figura do Papai Noel.

Bispo da cidade de Mira (atualmente conhecida como Demre), o “Papai Noel” da vida real teria doado toda fortuna que havia herdado e viajado pelo campo ajudando os pobres e doentes. 

Ossos removidos

Foto: Reprodução Mehmet CINAR/ ANTALYA/ DHA

De acordo com os pesquisadores, São Nicolau foi sepultado em 343 d.C. na igreja onde ele foi bispo. Aproximadamente 200 anos depois, o imperador bizantino Teodósio II mandou erguer outro templo no local, a Igreja de São Nicolau, para onde os restos mortais do santo teriam sido transferidos.

No ano de 1087, quando os habitantes gregos cristãos da região estavam sob o domínio dos turcos muçulmanos, um grupo de mercadores italianos removeu grande parte do esqueleto do “Papai Noel” sem autorização. Eles levaram os ossos de Nicolau para a cidade de Bari, onde foram guardados na Basílica di San Nicola. 

De acordo com Osman Eravşar, presidente do Conselho Regional de Preservação do Patrimônio Cultural de Antalya, o túmulo e o sarcófago do santo foram localizados na base de um afresco que representaria Jesus. No local, os arqueólogos escavaram as fundações originais da igreja e o piso de mosaico do século IV. “Agora chegamos aos restos da primeira igreja e ao piso em que São Nicolau pisou”, informou ele.

Ao longo do período da Renascença, São Nicolau era considerado o santo mais popular da Europa. Mesmo após a Reforma Protestante, quando a veneração dos santos foi desencorajada, Nicolau manteve a popularidade, especialmente na Holanda.

Com o passar dos anos, o santo se transformou em uma figura mágica com uma longa barba, roupas vermelhas e que entregava presentes para crianças que se comportaram bem durante o ano. Nascia assim a lenda do Sinterklaas (abreviatura do nome “São Nicolau” em holandês). Anos depois, isso originou a tradição do Papai Noel.

A lenda de São Nicolau

Foto: iStock/ History

Pesquisadores acreditam que Nicolau nasceu por volta de 280 d.C. em Patara, na atual Turquia. Como citado acima, o santo era admirado por sua piedade e gentileza.

Uma das lendas mais conhecidas de São Nicolau conta que ele salvou três irmãs pobres de serem vendidas como escravas ou prostitutas por seu pai. O santo teria dado um dote para que elas pudessem se casar.

Outra história popular sobre Nicolau é que ele teria ressuscitado três meninos que haviam sido mortos por um açougueiro que venderia a carne deles em seu estabelecimento. 

Por causa dessas lendas, a popularidade de Nicolau se espalhou e ele se tornou conhecido como o santo protetor das crianças e dos marinheiros. Vale destacar que seu dia é comemorado na data de sua morte, 6 de dezembro. 

Papai Noel

Imagem: Thomas Nast, via Wikimedia Commons

Além disso, vale destacar que a tradição europeia de Sinterklaas foi importada para a América do Norte pelos primeiros colonizadores holandeses. Com isso originou o Santa Claus (como o Papai Noel é chamado em inglês).

Em 1822, no poema “Véspera de Natal”, o escritor Clement Clarke Moore descreve o personagem como “um senhor feliz, vestido em roupas de pele e trazendo um saco cheio de brinquedos”. 

A imagem que se tem atualmente do Papai Noel é por causa da obra do cartunista americano Thomas Nast, que retratou São Nicolau na capa da revista “Harper’s Weekly”.

Nas primeiras décadas do século XX, o dono da barba branca cruzou as fronteiras dos EUA e começou a se popularizar em todo o mundo. Já no Brasil, de acordo com o History, ele foi chamado de Papai Noel, influenciado pelo nome em francês, Père Noël (Pai Natal).

Fonte: History

O assassino que inspirou o filme “Enfermeiro da Meia Noite” da Netflix

Artigo anterior

Entenda tudo sobre a foto da formiga que assustou a internet

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido