Curiosidades

Os bichos que mais causam mortes humanas no mundo

0

Estamos cercados por animais e seres vivos de forma geral, por isso, a todo o momento estamos cercados por um animal ou inseto. Pesquisadores estimam que há pelo menos 8,7 milhões de espécies de seres vivos em todo o mundo. No entanto, apenas 953 mil foram descritas e catalogadas até hoje. Embora existam os bichos dóceis e com quem podemos conviver, existem aqueles que causam sérios danos, até mesmo fatais.

Talvez você já deva ter parado para pensar sobre os bichos mais perigosos do mundo, aqueles em que um simples contato pode resultar em morte. Quando falamos sobre animais que mais matam, costuma vir à mente um ataque de leão ou tubarão em alto mar. Embora cruzar com qualquer um desses é quase garantia de morte, eles não são os maior “predadores” de humanos.

Um simples mosquito, que tanto desprezamos, lidera a lista disparado devido à quantidade de doenças que pode transmitir, além da facilidade de infectar um ser humano. Então, confira conosco a lista a seguir e surpreenda-se.

Os bichos que mais matam humanos no mundo

1. Mosquito (725 mil mortes por ano)

Muitas pessoas se surpreendem com essa posição. Mas os mosquitos em si não são mortais, eles transmitem diversas doenças que causam a morte. Entre elas se destacam: malária, zika, febre do Nilo, febre amarela e dengue. Alguns mosquitos sugadores de sangue podem de fato transmitir inúmeras doenças.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais da metade das pessoas do mundo correm risco de pegar essas doenças.

2. Cobras (100 mil mortes por ano)

Não é surpresa que as cobras estejam na parte superior da lista. Esses bichos são um risco severo em muitos países com expansão rápida, onde as áreas urbanas são próximas às áreas rurais. A Índia, Tailândia e Indonésia são alguns deles. Além disso, as mudanças climáticas ainda reduziram a quantidade de comidas das cobras e anualmente os estoques de soros contra venenos delas estão diminuindo.

Embora a lista oficial aponte 100 mil mortes por ano, esse número pode ser ainda maior devido aos casos não registrados oficialmente. O jornal The Guardian sugere que esse número pode ultrapassar 250 mil.

3. Cachorros (35 mil mortes por ano)

Muitas pessoas ficam surpresas ao ver essa posição e logo pensam em cachorros famintos atacando por extinto. No entanto, a realidade é diferente. Os cachorros em sua maioria causam morte a humanos por causa da raiva, uma doença fatal. Mordidas de cães infectados são responsáveis por 99% dos casos de transmissão da doença, de acordo com a OMS.

Os lugares mais afetados são comunidades rurais da África e Ásia.

4. Caramujo de água doce (20 mil casos por ano)

Assim como o mosquito, esse bicho não é perigoso por si só, mas sim pelas doenças que ele transmite. A espécie transmite esquistossomose, mais conhecida como “barriga d’água”. Eles soltam os platelmintos que causam a doença na água e geralmente as crianças que brincam por lá, acabam infectadas.

5. Mosca tsé-tsé (10 mil mortes por ano)

Essa espécie é conhecida (e temida) por transmitir a tripanossomíase, ou melhor, “doença do sono”. Esse mal afeta o sistema nervoso e quando não tratado logo no início, causa convulsões, insônia e descoordenação muscular.

Fonte: R7

Veja a retrospectiva da economia brasileira em 8 tópicos

Artigo anterior

Esses são os 5 melhores filmes nacionais lançados em 2022

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido