Curiosidades

Os segredos do café mineiro eleito o melhor do mundo

0

O amor pelo café é uma coisa quase universal. Ele já foi uma das mercadorias mais negociadas no mundo por conta do valor monetário. O que se sabe é que, desde sua época gloriosa, nunca saiu do gosto do povo. Seja servido em pequenas xícaras ou até mesmo em grandes copos, a bebida não sai do paladar das pessoas do mundo todo.

Mesmo sendo conhecido há muito tempo, isso não quer dizer que o café também não teve suas mudanças com o tempo. Além disso, vários fatores influenciam o gosto da bebida. E claro que nós achamos que o café do Brasil é o melhor do mundo. Provando que isso não é apenas um senso comum, a São Mateus Agropecuária, que é um produtor brasileiro, ganhou o título “Best of the Best” (“Melhor dos Melhores”) no Prêmio Internacional Ernesto Illy.

Esse reconhecimento veio depois de anos de investimentos em técnicas e sustentabilidade e reconhece os princípios da agricultura regenerativa em pleno cerrado mineiro.

Prêmio

Cafeicultura

A fazenda onde esse café é produzido é do Grupo BMG. E quem recebeu  troféu foi Eduardo Dominicale, o CEO da empresa, diretamente das mãos de Andrea Illy, presidente da illycaffè, promotora da premiação, no dia 17 de novembro.

O prêmio é uma forma de homenagear o filho do fundador da empresa italiana, além de ser um símbolo dos mais de 30 anos de colaboração direta com os produtores de café. Esse modelo começou no Brasil e depois foi levado para outros fornecedores.

“O trabalho começou há 40 anos e caminhou para a procura por sustentabilidade. Foi um passo dado há muito tempo, levando em conta como prezar pelo ecossistema, o reuso da água e não impactar negativamente a terra”, disse Dominicale.

“Nossa fazenda foi uma das primeiras a adotar o sistema de gotejamento, pensando na própria irrigação com o cuidado com a água. Prezamos pela relação com o sistema em que a fazenda está inserida, com a fauna, a flora. É uma característica do DNA do grupo”, garantiu ele.

Ainda conforme Dominicale, a fazenda busca sempre as práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG), o que pode ser visto refletido na qualidade do café. “E não medimos esforços para que isso se reflita também no bem-estar das pessoas, dos funcionários. Chegar à qualidade do café depende de um trabalho complexo iniciado há muito tempo”, ressaltou.

Café

Capital

O café da São Mateus também segue esses princípios da agricultura regenerativa. Nesse modelo de plantio sustentável é promovido a recuperação do solo e do meio ambiente em volta para que a viabilidade a longo prazo seja garantida. Além de diminuir as emissões de CO2 e melhorar a saúde do ecossistema local.

“Fomos o primeiro café mineiro certificado pela regenagri [entidade global com sede no Reino Unido] e o quarto no mundo. Vamos seguir investindo nessas questões, nas práticas, sempre queremos evoluir”, disse Dominicale.

Segundo o júri do prêmio, o café da São Mateus é “redondo, saudável e encorpado, com sabores ricos e suaves de um equilíbrio de chocolate, caramelo, açúcar mascavo e amêndoas torradas”, além de ter um “brilho refinado, com um final persistente de doçura suave, gentil e harmoniosa”.

Na visão de Dominicale, o prêmio também é um reconhecimento da origem do café: o cerrado mineiro. Esse local ganhou em 2022 o primeiro café do mundo com certificação de ser 100% originário da agricultura regenerativa.

A São Mateus Agropecuária fica em Varjão de Minas e já tinha sido finalista do prêmio em 2022, mas ela tem colaboração com  illycaffè desde 2008. “Ficamos ainda mais honrados com a parceria e o reconhecimento [da illy], nos fez entender o quanto estamos alinhados com o que buscam, exaltando o café de qualidade e a sustentabilidade”, afirmou Dominicale.

“A fazenda começou com o doutor Flávio, nosso principal acionista. O grupo tem vários negócios, mas ele sempre gostou da fazenda, queria ter qualidade no café. Ganhar quando ele partiu foi uma maneira de homenageá-lo, teve um sabor especial”, concluiu.

Tipos

Estadão

Existem vários tipos de café, e um que tem se destacado muito é o orgânico. Um dos pontos que tem aumentado a popularidade desse tipo de café são os benefícios que ele traz e a consciência e preocupação ambiental de quem o produz. Além disso, o sabor e o aroma vindo dos grãos das arábias, que figuram entre os mais nobres, também são um ponto a mais para os cafés orgânicos. Mas isso não é tudo que o café orgânico pode oferecer para quem o consome.

Dentre os benefícios, esse tipo de café não destrói os recursos naturais e a biodiversidade de onde ele está sendo cultivado. Justamente por isso que ele é sustentável, além de durante todo o seu processo o solo ser protegido e recuperado depois que a colheita é feita.

O café orgânico também é o tipo mais natural e puro possível, trazendo todos os benefícios dos seus grãos. Até porque, em todo seu processo não é usado nenhum tipo de agrotóxico, fungicidas, inseticidas e outras substâncias consideradas sintéticas. Por isso, não causa contaminação nem no solo e nem em quem o bebe.

Por ser todo natural, o produtor do café orgânico não cultiva plantas geneticamente modificadas, chamadas de transgênicos, o que resulta em uma maior diversidade.

Com todos esses pontos, não é de se espantar que esse tipo de café esteja ganhando o gosto das pessoas. Então, trouxemos cinco opções de café orgânico para você incorporar no seu dia a dia.

1 – Café orgânico ONE em cápsulas, da Native

2 – Café orgânico em grãos, da Orfeu

3 – Café orgânico em cápsulas, da Latitude 13

5 – Café orgânico torrado em grãos, da 3 Corações

Fonte: UOL, Metrópoles

Imagens: Cafeicultura, Capital, Estadão

Andropausa não existe! Saiba por que a ”menopausa masculina” é um mito

Artigo anterior

Saiba como bandidos usam Uber para sequestrar e roubar passageiros

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido