Curiosidades

Paciente na UTI recebe visita de sua cadela e emociona hospital

0

A ligação de uma pessoa com seu animal de estimação é inabalável e vemos isso até mesmo nas piores situações. Como no caso dessa paciente, que está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva de Joinville e recebeu  a visita de sua cadela de estimação dentro do Hospital Municipal São José.

Esse encontro aconteceu na última sexta-feira, mas o hospital divulgou apenas na quarta-feira. E na quinta-feira a paciente recebeu alta. De acordo com o companheiro de Marilene Martins, de 53 anos, o reencontro da mulher com sua cadela foi emocionante. Isso porque a mulher é bastante apegada aos animais e estava sentindo falta deles.

Caso

G1

Por conta disso, eles tiveram a ideia de levar Melani, conhecida como Mel, para visitar sua dona. “Os olhos dela brilharam. A Mel ficou um pouco assustada, mas depois ficaram juntadas por quase meia hora, com muita alegria. Na última semana, a Marilene estava um pouco triste, ansiosa, mas encontrar a Mel deixou ela mais animada”, disse o companheiro Armando Tadeu Martins.

A mulher teve uma parada cardiorrespiratória no mês passado e voltou para a UTI do hospital. E em 2021, por causa da COVID-19, ela ficou internada por quase dois meses na unidade. Nessa época, Marilene foi intubada e sofreu três paradas cardiorrespiratórias.

Levar a cadela para ver a paciente faz parte da ação de humanização no atendimento dentro do hospital. E uma lei estadual permite que animais domésticos e de estimação entrem em todos os hospitais, sejam eles públicos ou privados. Mas claro que essa entrada tem que seguir as regras estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Cadela

G1

Segundo a enfermeira Maria Rita Andrade de Lemos, coordenadora da UTI no hospital, a equipe fez uma avaliação da paciente para confirmar se ela estava estável para receber a visita da sua cadela. E a cadela também pôde ir porque estava em bom estado de saúde.

“Conversamos com o médico responsável que fez a liberação. Também verificamos se o animal estava com a vacinação em dia, se era dócil e se era desejo da família trazê-lo para a visita”, disse ela.

Além da permissão de animais de estimação, o hospital que Marilene estava também tem o protocolo de visita estendida, em que os familiares podem permanecer por mais tempo com o paciente. Também como parte das ações para ajudar os pacientes em sua recuperação está a homenagem para quem está internado e faz aniversário e colocação de fotos da família perto do leito.

Ligação

cadela

Amo meu pet

No caso de Marilene, depois da visita de sua cadela ela recebeu alta e voltou para casa. Mas não são todas as histórias de reencontro entre dona e animal de estimação que têm um final feliz.

Como por exemplo, a história que esse homem publicou na internet. Ele levou, escondido, sua cadela Bella para o hospital para que ela pudesse se despedir da sua dona.

“Minha esposa foi hospitalizada depois de ter sido submetida a uma operação muito invasiva e, com o passar dos dias, parecia que os resultados não eram ideais. O diagnóstico não foi bom. Ele sabia falar, mas não comia, nem bebia nada, e dependia de sua linha intravenosa e de analgésicos. Em um raro momento de lucidez, ela me pediu para trazer nossa cadela para sua sala privada para a ver mais uma vez”, escreveu ele.

“Bella é uma pastora australiana que pesa 22 quilos e, como você pode imaginar, ela se encaixa perfeitamente em uma pequena bolsa. Eu coloquei, fechei a fechadura e sentei no carro a caminho do hospital. Quando chegamos, eu expliquei que abriria o fecho só um tempo para que ela pudesse ver sua mãe. Entramos no quarto enquanto minha esposa dormia. Eu abri a bolsa, e Bella imediatamente pulou na cama, deitou no peito evitando tocar nos fios e na linha intravenosa. Eu a olhei diretamente nos olhos e ela ficou completamente imóvel até cerca de 20 minutos depois, quando minha esposa acordou e fez sons de dor. Bella lambeu e fez alguns sons como se ela estivesse com medo de latir. Minha esposa a abraçou por quase uma hora, sorrindo. Uma das enfermeiras nos pegou, mas ele estava tão terna que prometeu não dizer nada. Quando minha esposa voltou a dormir, levei Bella para fora em sua bolsa. Infelizmente minha esposa morreu alguns dias depois, e agora toda vez que eu pego qualquer bolsa Bella acredita que iremos vê-la novamente”, finalizou sua história.

Fonte: G1

Imagens: G1, Amo meu pet

Anitta e Melody voltam a trocar farpas em redes sociais

Artigo anterior

Enfermeiro, filho de gari, faz homenagem à mãe durante formatura

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido