História

Pacific Ultra, caminhão de 800 cv dos anos 1970, surpreendeu até a Nasa

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Mesmo nos dias atuais, muitos se lembram das tecnologias que impressionaram no início dos anos 70, como o Pacific Ultra, também conhecido como P-12.

Ele tinha não menos que o título de caminhão rodoviário mais potente de sua época, com um motor impressionante de 800 cv.

Além disso, destacava-se pela maior capacidade de reboque, uma conquista que perdura até os dias atuais.

Esse monstro das estradas foi criação da Pacific Truck and Trailer, uma empresa do Canadá fundada em 1947 por ex-funcionários da Hayes Trucks.

Inicialmente, a empresa tinha como propósito oferecer caminhões personalizados para atender às diversas necessidades das operações rodoviárias pesadas, especialmente em setores como operações florestais e de mineração.

Nos primeiros anos, a Pacific Truck and Trailer atraiu a atenção do mercado pós-guerra, inicialmente vendendo alguns veículos destinados à operação florestal.

A fama cresceu rapidamente, e em apenas dois anos, a produção aumentou significativamente, atingindo a impressionante marca de um caminhão por dia.

A fábrica expandiu sua equipe em mais de cinco vezes para atender a essa demanda crescente.

Via Estadão

Ultrapassou fronteiras

Na década de 1950, a reputação da pequena fabricante ultrapassou fronteiras, recebendo encomendas até mesmo de países estrangeiros.

O Pacific Ultra não apenas representou uma inovação robusta no mercado pós-guerra, mas também solidificou a posição da empresa como líder na fabricação de caminhões pesados para aplicações exigentes nas estradas.

Na década de 1970, devido ao seu notável sucesso, a Pacific Truck and Trailer foi incorporada pela International.

Como resultado, em 1971, ao alcançar a produção do 500º caminhão, a empresa passou a ser reconhecida internacionalmente, ampliando sua fama além das fronteiras do Canadá.

Nesse contexto, a South African Railway, uma empresa ferroviária sul-africana, convidou a fabricante a participar de uma licitação para adquirir quatro caminhões pesados capazes de transportar cargas impressionantes de até 370 toneladas.

Solução ideal

O Pacific Ultra, um caminhão que já se destacava na década de 1970 com seus impressionantes 800 cv de potência, revelou-se como a solução ideal.

O P-12, por si só, demonstrava uma capacidade notável de tracionar cargas de 370 toneladas, graças à sua robustez e potência.

Para enfrentar esse desafio inusitado, a equipe de engenharia da fabricante viajou até a África para compreender a operação, as características das cargas e as rotas envolvidas.

Com base nessa análise detalhada, desenvolveram o P-12, um modelo especialmente projetado para atender às exigências únicas desse projeto monumental.

O aspecto mais surpreendente é que o caminhão proposto para a licitação ainda não havia sido construído.

Apesar disso, a Pacific recebeu a notícia da vitória na licitação em maio de 1972.

Em agosto do mesmo ano, o projeto se concluiu com sucesso. Em novembro, os quatro caminhões começaram a operar em Joanesburgo, marcando mais um triunfo notável para a Pacific Truck and Trailer.

Via Estadão

Especificações do Pacific Ultra

O P-12 era colossal em suas dimensões, e ostentava a maior capacidade de tração da sua época, impressionando ao ser capaz de rebocar 370 toneladas.

Sua distinção não se limitava apenas à potência, mas também ao design marcante, caracterizado pelo gigantesco capô que abrigava o robusto motor Cummins V12 1710, proporcionando incríveis 800 cv de potência.

Além disso, a estação de trabalho da pequena cabine estava estrategicamente localizada à direita.

Para assegurar o resfriamento eficiente do motor, tanto o radiador quanto os filtros de ar eram de proporções gigantescas.

Algumas unidades contavam com reboque sobre o chassi, o que frequentemente levava as pessoas a confundirem esses caminhões com locomotivas, especialmente devido à sua altura superior a 5 metros.

Esses imponentes veículos tinham a opção de operar de forma isolada ou em conjunto. Assim, aumentam a capacidade máxima de tração em centenas de toneladas.

Fabricação

Além disso, vale reforçar que, ao todo, a Pacific fabricou 23 unidades do Ultra. Ou seja, recebeu diversas atualizações ao longo dos anos.

O último exemplar saiu da linha de produção em 1991, marcando o encerramento de uma longa trajetória no setor. Em 44 anos de atividade, a empresa confeccionou 2.308 caminhões da marca Pacific.

Atualmente, a marca, juntamente com todas as patentes, planos e modelos, pertence à Canadian Coast Power Train, que adquiriu a empresa em 2002.

Inclusive, entre seus clientes notáveis está a NASA, que solicitou nada menos que o P-16, sucessor do P-12.

Esses caminhões desempenham o papel crucial de transportar os ônibus espaciais do bunker até a plataforma de lançamento. Embora o modelo original tenha se aposentado, o Pacific Ultra continua fazendo história.

 

Fonte: Estadão

Imagens: Estadão, Estadão

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