Curiosidades

Países que mudaram de nome ao longo da história

0

A história das nações mundiais pode ser muito mais curiosa do que imaginamos. Os governantes de algumas delas tentam anular o passado, embora seja difícil que isso aconteça, visto que uma história fica para sempre marcada. Muitos países já tiveram seus nomes trocados por diversas vezes e variados motivos, apesar das burocracias que essa prática envolve.

O processo para mudar o nome de uma nação

O processo para modificar o nome de um país não é tão simples, tampouco barato. Ainda assim, vários lugares do mundo decidem encarar o desafio. Para que isso se torne possível, cada nação deve desembolsar milhões de dólares (ou seu equivalente na moeda local). Junto à mudança do nome, a Constituição, os documentos oficiais e até a moeda também precisa mudar.

Os órgãos governamentais e tudo aquilo que possua o antigo nome, como mapas, bandeiras e hinos, são eliminados e substituídos por novas versões. Sendo assim, o processo leva tempo e tem um alto custo. Normalmente, um país troca de nome devido a separações, guerras, mudanças de regime ou processos de independência.

Macedônia

Macedônia é o país que mais recentemente mudou de nome. Em 2019, a nação anteriormente conhecida como República da Macedônia se tornou a República da Macedônia do Norte. O primeiro-ministro do país havia promovido a mudança como um passo fundamental para melhorar as relações com a Grécia e finalmente fazer parte da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A decisão ocorreu após décadas de disputa com o governo grego em Atenas sobre o uso do nome Macedônia.

países

Dreamstime

República Tcheca

Por questões de reputação internacional, a República Tcheca agora quer ser conhecida como Chéquia. Autoridades disseram que ter um nome com apenas uma palavra tornaria mais fácil a promoção de sua identidade no cenário nacional. Sendo assim, o uso do nome Chéquia foi oficializado em 2016, depois de 20 anos de disputa. Apesar disso, poucas pessoas se referem ao país dessa maneira.

Holanda

A Holanda é uma outra região que passou por mudanças de nomenclatura recentemente. Como medida para unificar todas as províncias que formam a nação, foi alterada a nomenclatura das duas regiões que levavam o nome de Holanda: a Meridional e a Setentrional. Desde janeiro de 2020, elas passaram a se chamar Países Baixos, assim como as demais províncias. A mudança exige várias modificações nas mais diversas esferas, como no nome da seleção de futebol.

iStock

República Democrática do Congo

A República Democrática do Congo passou por muitas mudanças de nome. De 1885 a 1908, o país africano foi chamado de Estado Livre do Congo. Mais tarde, tornou-se o Congo Belga, depois Congo-Leopoldville e, finalmente, após sua independência, em 1960, República do Congo. Poucos anos depois, o nome do país foi alterado para República Democrática do Congo. Em 1971, o ditador Mobutu Sese Seko renomeou o país como República do Zaire. Após a queda de Mobutu, o nome foi alterado novamente para “República Democrática do Congo”, em 1997.

Suazilândia

Já em abril de 2018, o rei da então Suazilândia, nação situada na África, emitiu um comunicado declarando que o nome do país mudaria para Essuatíni. Suazilândia é a tradução de Essuatíni, que na língua local significa “terra dos suazis”. Além disso, o antigo nome gerava algumas confusões, pois muita gente fazia paralelo com a Suíça, cujo nome em inglês é Switzerland.

iStock

Alto Volta

Outro país que teve o nome alterado foi o então Alto Volta, que passou a se chamar Burkina Faso. A mudança ocorreu em comemoração ao seu vigésimo aniversário de independência, em 1984, juntamente com a modificação da bandeira e do hino nacional. O nome anterior fazia referência a um dos principais rios da região. Já o termo Burkina Faso quer dizer “terra de homens íntegros”, na língua nativa.

Namíbia

Em outra mudança significativa, o Sudoeste Africano passou a se chamar Namíbia quando obteve sua independência do controle alemão. O fato histórico ocorreu em 1990. Com o tempo, foram alterados também os nomes alemães de cidades e regiões no país.

países

UNWTO

Irlanda

Já no caso da Irlanda, com o propósito de eliminar todo o vínculo existente com o Reino Unido, o Estado Livre Irlandês adotou o nome de Irlanda em 1937. A alteração foi motivada por conta de uma profunda guerra travada entre a Irlanda e o Reino Unido.

Euphoria: Qual é a verdadeira idade dos atores da série?

Matéria anterior

Como Lílian e Tiago Potter ficaram ricos?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications