Curiosidades

Papa Francisco chora ao mencionar Ucrânia em suas orações; veja vídeo

0

O mundo está acompanhando uma Guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Antes do início do combate, diversos especialistas disseram que esse conflito duraria alguns dias ou somente horas. No entanto, já se passaram nove meses desde que a Rússia fez sua invasão. O mais surpreendente é que não existe uma perspectiva para o fim ou acordo de paz.

A Rússia iniciou os ataques no dia 24 de fevereiro de 2022. Eles começaram com um bombardeio na capital Kiev, alertando governos do mundo inteiro. Desde então, vários desdobramentos aconteceram, como algumas reuniões e moções na Organização das Nações Unidas (ONU), além de ameaças de uso de bombas nucleares táticas e anexação de mais regiões do país atacado.

Os conflitos começaram após a Rússia exigir que a Ucrânia nunca integrasse o bloco militar ocidental. Segundo o presidente russo, Vladimir Putin, isso é uma verdadeira ameaça à sua integridade territorial. Como as coisas não aconteceram como ele queria, Putin decidiu cessar fogo e começar a Guerra. Líderes do mundo inteiro lamentam a situação do povo ucraniano, inclusive o Papa Francisco, que chamou a atenção recentemente.

Papa Francisco chora mencionando Ucrânia

O Papa Francisco chorou em público no último dia 8 de dezembro ao falar da situação da Ucrânia e do povo ucraniano. Isso aconteceu durante uma oração tradicional no centro de Roma. O Papa começou a falar e logo sua voz estremeceu quando citou os ucranianos. Sem conseguir falar por 30 segundos, ele se recompôs e tomou a palavra novamente.

A multidão no local, incluindo o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, aplaudiu o líder religioso ao notar que ele não conseguia prosseguir no momento. O Papa Francisco chorou durante a oração a Madona aos pés de uma estátua na festa da Imaculada Conceição, feriado nacional na Itália.

“Virgem Imaculada, hoje eu gostaria de trazer-lhe os agradecimentos do povo ucraniano (pela paz)”, disse ele antes de ser tomado pela emoção e precisar parar. Ao continuar, disse: “Em vez disso, mais uma vez devo trazer-vos as súplicas das crianças, dos idosos, dos pais e mães, dos jovens daquela terra martirizada, que tanto sofre”.

A Comparação da Guerra

Posteriormente, o Líder Mundial da Igreja Católica comparou o confronte entre a Rússia e Ucrânia a uma operação nazista que aniquilou cerca de duas milhões de pessoas, em sua maioria judia, nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.

Após ler a oração na quinta-feira na estátua perto da Escadaria Espanhola, o Papa Francisco ainda cumprimentou as pessoas na multidão. Ele não poupou simpatia aos jornalistas. Um jornalista inclusive mencionou que o Papa estava dominado pela emoção, tendo como resposta: “Sim. Ela (a guerra na Ucrânia) é um sofrimento enorme, enorme. Uma derrota para a humanidade”, finalizou.

Desde que os conflitos começaram, a Rússia já bombardeou diversos pontos estratégicos da Ucrânia. Como em todas as guerras, os ataques são em sua maioria surpresa e acabam deixando diversos mortos que não conseguem fugir a tempo. Além dos civis, muitos militares também perderam suas vidas.

A situação tem chamado a atenção de governantes do mundo inteiro, que buscam uma forma de lidar com a situação sem expandir o confronto a outros países.

Fontes: G1; Globo

Jovens buscando trabalho estão mais fragilizados emocionalmente

Artigo anterior

Esses são os países onde as pessoas tiram mais tempo de férias

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido