Entretenimento

Sete novas obras de arte de Banksy aparecem na Ucrânia

0

Obra de arte é o termo utilizado para designar uma composição criada e avaliada por sua função artística, do mesmo modo que é um produto que transmite uma ideia ou expressão da pessoa habilidosa que a fez. Essas obras têm o poder de tirar as pessoas do mundo e celebrar a criatividade.

Felizmente, os artistas estão sempre trabalhando em novas obras. Por exemplo, o famoso Banksy compartilhou, na última sexta-feira, suas mais novas obras de arte em seu perfil do Instagram. De acordo com o artista, ele criou sete murais em várias cidades da Ucrânia, dentre elas, em Borodianka, nos arredores de Kiev, capital do país que ainda está em guerra contra a Rússia.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o grafite que Banksy compartilhou foi feito em um prédio ucraniano que ficou em ruínas depois de um bombardeio. A obra de arte é em preto e branco e é a figura de uma ginasta se equilibrando em uma pilha de escombros, enquanto faz uma parada de mão em cima dos blocos de concreto.

Obras de arte

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Banksy (@banksy)

Além dessa ginasta, outros esportistas também foram representados nas obras de arte de Banksy. Por exemplo, na arte feita em Irpin, uma ginasta rítmica dança com uma fita, já em seu trabalho em Borodianka, um judoca dá um golpe em um homem, que poderia ser Vladimir Putin.

No painel feito por ele em Horenka, um homem toma banho sozinho, enquanto, em Hostomel, uma mulher de roupão usa uma máscara de gás enquanto empunha um extintor de incêndio.

Um ponto importante sobre o artista é que essa não é a primeira vez que ele cria murais em territórios tomados por conflitos armados. Na Ucrânia, Banksy fez sete grafites, de acordo com o próprio. Mas além desse território, ele também já deixou suas obras de arte na Cisjordânia.

O curioso é que o internacionalmente conhecido Banksy é completamente anônimo. Mesmo assim, o artista conquistou o mundo com suas obras satíricas, críticas e repletas de significados.

Por conta do anonimato, Banksy já recusou várias entrevistas e ele dá seu foco às suas obras de arte que não são apenas revolucionárias, como também controversas. Os grafites do artista estão espalhados por várias ruas de várias cidades do mundo. Com seu trabalho, Banksy quer criticar, propor reflexões e, em sua grande maioria, chocar.

Em outros contextos

Instagram

Dizem que a arte não foi feita para entendermos e sim para sentirmos. E Banksy faz muito bem isso com seu trabalho. Mas antes do renomado artista de rua, vários pintores ficaram famosos com obras consideradas clássicas hoje em dia.

Normalmente, os pintores mostravam em suas obras a realidade que estavam vivendo na época. Mas vários deles também guardavam segredos que davam às pinturas um significado único. Alguns dos pintores mais famosos e conhecidos como Picasso, Michelangelo, Van Gogh, Salvador Dalí, tinham, em suas obras, alguns segredos escondidos.

Independentemente de terem ou não segredos escondidos em suas pinturas, existem aqueles quadros que todas as pessoas conhecem. Sejam elas conhecedoras de arte ou não, sabendo o nome do autor da obra ou não, são imagens que parecem estar na cabeça de todos.

E foi pensando nessas obras que são conhecidas por praticamente todo mundo que o artista Hayati Evren fez o seu trabalho. O artista que mora em Chipre fez uma releitura dessas conhecidas obras de uma forma divertida e criativa. Ele as transformou em uma mescla do clássico que elas são com coisas da modernidade.

Evren pega obras como “Moça com brinco de pérola” e “A noite estrelada” e coloca coisas como jaquetas de couro, baldes de frango e os conhecidos táxis amarelos de Nova York. Para divulgar os seus trabalhos ele usa o Instagram e já tem uma grande quantidade de seguidores, 147 mil.

No Instagram de Evren é comum vermos Van Gogh segurando um bebê ou então fazendo uma trilha junto com sua suposta esposa, que é ninguém menos que a conhecida moça com brinco de pérola. Mostramos aqui alguns desses trabalhos dele nessa mescla do clássico com elementos da modernidade. E se você se interessou pelo trabalho feito pelo artista e quer ver mais dessa mistura de obras clássicas com elementos modernos é só ir no Instagram dele que tem várias outras ilustrações.

1 – Moça com brinco de pérola

Instagram

2 – A Madonna Sistina

Instagram

3 – O grito

Instagram

4 – A Persistência da Memória

Instagram

Fonte: Rolling Stone, Temporal cerebral

Imagens: Instagram, Instagram 

País asiático sem seleção que é divido entre torcedores do Brasil e Argentina

Previous article

Depois de mais de 10 anos, PewDiePie perde o posto de maior canal do YouTube

Next article

Comments

Comments are closed.