A Fatos Desconhecidos já escreveu algumas matérias sobre os sonhos, como as 10 curiosidades incríveis sobre os sonhos e 8 pesadelos que você já teve e seus significados. Mas vocês já pararam para pensar para que servem os nossos sonhos? Tem alguma finalidade essas coisas que se passam na nossa cabela enquanto estamos dormindo?

Às vezes nem percebemos que sonhamos a noite inteira ou nem lembramos. Outras vezes basta dez minutos de sono para nossa mente cair em uma viagem, muitas vezes viagens um tanto malucas com coisas que não sabemos por que sonhamos. Bom, nós fomos atrás de especialistas sobre o assunto e trazemos para vocês algumas explicações para os sonhos.

Explicação para os nossos sonhos

Publicidade
continue a leitura

Para David Robson, colaborador da revista New Scientist, um dos possíveis propósitos dos sonhos é a consolidação de memórias. "Depois de gravar inicialmente um evento no hipocampo – que pode ser considerado a impressora da memória humana – o cérebro transfere seus conteúdos para o córtex, onde os organiza para armazenamento de longo prazo", diz Robson.

Publicidade
continue a leitura

Já perceberam que é raro que um evento passe "por inteiro" na sua memória? "O que normalmente acontece é que pequenos fragmentos são recombinados na história do sonho", diz o pesquisador Patric McNamara, da Northcentral University em Prescott Valley (EUA). Patric fez um estudo comparando os sonhos das pessoas com seus relatos do dia-a-dia durante dois meses. Nesse tempo, ele descobriu que locais conhecidos eram o primeiro fragmento de memória a aparecer em um sonho. Depois eram pessoas, ações e objetos. Misturando esses elementos, o cérebro ajuda a encontrar conexões entre eles, o que pode explicar por que as vezes um elemento em um sonho de repente se transforma em outro.

A Dra. Ana Escobar, médica pediatra formada pela Universidade de São Paulo e professora livre docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP, diz mais ou menos a mesma coisa dos cientistas que citamos acima.

Publicidade
continue a leitura

Para ela, os sonhos podem ser uma elaboração das nossas vivências cotidianas. Quando estamos conscientes, passamos por várias vivências, exériências e emoções. Nosso cérebro tenta organizar, elaborar, guardar, descartar e até sofrer com todas essas informações.

Pode ser que quando sonhamos é a hora que o nosso inconsciente armazena, entende e interpreta todas as nossas experiências do dia. Bom, essas são o que os especialistas pensam, mas e você? Para que acha que servem os sonhos? Não esqueça de deixar o seu comentário!

Publicado em: 13/11/17 18h28