Normalmente, a hora de dormir é a mais tranquilo no dia da maioria das pessoas. Depois de um dia de correria nos estudos, no trabalho ou nas responsabilidades de casa, poder colocar a cabeça no travesseiro e se desligar de tudo e de todos é um baita presente. Infelizmente, nem sempre é assim.

Muita gente sofre com pesadelos comuns e recorrentes que podem perturbar o que deveria ser uma noite de calmaria. Quantas vezes você foi dormir e se viu pelado no meio da rua, foi atacado por terríveis aracnídeos ou tentou escapar de algum perigo só para ver as pernas não responderem aos seus instintos?

Talvez os seus pesadelos mais comuns sejam apenas uma forma de seu cérebro te mandar sinais de interpretação do ambiente ao seu redor. Confira aqui algumas das explicações para os significados dos pesadelos mais recorrentes.

1 - Ser traído

Quem está num relacionamento nunca quer precisar lidar com o problema da infidelidade, então quando ele acontece nos sonhos pode gerar uma preocupação ainda maior. Se você sofre com isso, pode ficar tranquila, pois não se trata do cérebro enviando sinais ou fazendo uma premonição. Geralmente ele acontece a partir da sugestão e do medo de uma real traição. Quem já precisou lidar com traição em relacionamentos anteriores pode ter problemas de confiança evidentes, que acabam sendo transportados para os sonhos.

2 - Sofrer uma queda repentina

Muita gente já viveu a experiência de acordar assustado por conta de uma queda repentina no meio do sono. Geralmente, o despertar é reflexo de mioclonia noturna, um distúrbio no sono que provoca movimentos involuntários dos músculos quando você está num estado entre acordar e dormir. A condição pode ser um reflexo de uma má saúde do sono, causada por estresse, depressão, ansiedade ou má alimentação.

3 - Estar nu em público

A falta de roupas durante um sonho pode te deixar completamente constrangido, mesmo que as pessoas ao redor não percebam a nudez. O sentimento de vergonha causado pela falta de roupa em público nos sonhos pode ser uma representação do medo de exposição na vida real. Caso você tenha algo que gostaria de esconder, pode estar nervoso demais, transformando isso no pesadelo clichê. O sonho também pode ser uma representação de ansiedade e falta de confiança em você mesmo.

4 - Lidar com aranhas e teias

Aranhas e sua teias podem ser representações de várias coisas diferentes durante o sonho. Estar preso numa teia, por exemplo, pode ser uma manifestação de um sentimento de estar sendo mantido numa armadilha por pessoas que fazem parte de sua vida. Por outro lado, se você está sendo vítima do ataque de uma ranha, o simbolismo pode se tratar de danos emocionais causados por alguém. De qualquer forma, sonhar com teias e aranhas pode ser um bom motivo para refletir melhor sobre seus relacionamentos.

5 - Ver fantasmas ou pessoas mortas

A aparição de fantasmas pode ser um verdadeiro terro em qualquer situação da vida, seja quando você está dormindo ou acordado. Quando eles aparecem nos sonhos, porém, podem ser uma mensagem do cérebro para que você dê um jeito em alguma situação de sua vida. Basicamente, o cérebro pode estar tentando te dizer que você não está participando inteiramente de alguma atividade ou setor de sua vida, escondendo ficar escondido no ambiente ou situação, praticamente como um fantasma transparente.

6 - Estar perdido

Se você está sonhando que está completamente perdido, abandonado numa ilha deserta, num labirinto complexo ou num ambiente completamente desconhecido, o sonho pode estar passando ma mensagem bem literal: você realmente se sente perdido na vida. Caso o pesadelo em que você está perdido seja muito recorrente, pode ser uma boa ideia tentar colocar os planos e expectativas no papel, para conseguir se encontrar no meio de toda a correria de sua rotina.

7 - Não conseguir correr

Alguns dos pesadelos mais assustadores acontecem quando nos deparamos com situações ruins, mas não conseguimos escapar delas, pois o corpo não responde aos nossos desejos. Na sua vida, as pernas representam a força fundamental que te move em direção aos sonhos, então se elas não estão respondendo durante o sonho, pode ser que você esteja percebendo que alguma coisa na sua rotina está te atrasando na busca por seus objetivos. Na próxima vez em que sonhar com isso, tire um tempo para analisar a sua vida, seus objetivos e como você está lidando com cada um deles.

8 - Se afogar

O pesadelo do afogamento pode ser aterrorizante pela sensação de não conseguir escapar de uma situação que você sabe que pode ser fatal – ao menos no mundo dos sonhos. Ele pode ser uma tentativa de nossa mente tentar avisar que estamos realmente submersos em algo em nossa vida, mas não de um jeito positivo. Se você estiver com uma agenda de trabalho repleta de obrigações, uma semana com tarefas demais na faculdade ou mais responsabilidades que pode aguentar em qualquer ramo da vida, tente resolver a situação para colocar um fim ao pesadelo sob as águas.

Agora que já sabe as explicações, talvez consiga encarar os pesadelos com menos medo e ansiedade, tentando colocar um fim nas situações da vida que estão levando aos pensamentos durante o sono. Que outros sonhos e pesadelos recorrentes você costuma ter? Leia também sobre 7 sonhos sexuais mais comuns e seus significados.

 

Publicado em: 31/01/17 17h45