Somos diferentes de todas as outras pessoas do mundo. Não somos totalmente iguais nem mesmo aos nossos irmãos "gêmeos idênticos". Todos temos nossas individualidades e essas são o que nos fazem especiais. Essas individualidades envolvem tudo. Alguns fios de cabelo a mais, a cor dos olhos, alturas e, acredite, até mesmo algumas pequenas deficiências. Embora isso seja algo bastante raro, é perfeitamente possível que as pernas de uma pessoa tenham comprimento diferentes. Se você é uma das que "sofrem" com uma perna maior que a outra, saiba que não é a única. Na verdade, existem várias outras assim.

Algumas já nascem assim, mas é um pouco mais difícil de detectar até que fiquem mais velhas. Enquanto isso, outras têm essa condição por causa de acidentes. Esses podem atrofiar a perna ou fazer com que a mesma não cresça de maneira igual. Às vezes, simplesmente não existe um motivo conhecido. E, foi pensando um pouco sobre o assunto que decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou os motivos pelos quais muitas pessoas tem uma perna mais curta do que a outra. Confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Por que algumas pessoas têm uma perna mais curta do que a outra?

1 - Lesão Óssea

Publicidade
continue a leitura

Uma perna quebrada pode acabar crescendo de forma diferente, principalmente se quebrou em diversos pedaços ou se o tecido muscular foi prejudicado. O que é mais interessante é que quebrar um osso nem sempre prejudica esse crescimento. Existem momentos em que o processo de cura o faz ficar anormalmente grande.

2 - Lesões causadas em esportes

Principalmente as crianças, durante a prática de esportes, correm o risco de ter o crescimento dos membros atrofiados. Isso acontece uma vez que possuem placas de crescimento que se tornam ossos sólidos quando atingem a idade adulta. Futebol, handebol e demais esportes de contato são especialmente arriscados.

3 - Uso excessivo dos membros

Publicidade
continue a leitura

Quando praticamos esportes, o simples uso dos braços e pernas pode causar estresse crônico dos membros. Nos braços, pode resultar em um problema nos ligamentos do ombro, por exemplo.

4 - Quedas

Publicidade
continue a leitura

Acidentes de forma geral podem impactar os ossos de várias maneiras diferentes. O trauma pode fraturar especialmente as placas de crescimento ósseo nas crianças. Acidentes também podem lesionar a medula espinhal de uma pessoa, que, por si só, pode levar à perda óssea severa.

5 - Postura irregular

Você já deve ter ouvido diversas vezes que a má postura pode fazer com que uma perna tenha o tamanho diferente da outra. Apesar da crença popular, a postura irregular só causa escoliose postural. Essa, na verdade não dói ou causa deformidade nos ossos. Além disso, é completamente reversível com treinamentos e exercícios corretos. Basta ter um pouco mais de cuidado e atenção ao modo como se posta.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o crescimento do nosso site. Aproveite o momento para fazer um tour pelas curiosidades da Fatos Desconhecidos.

Publicado em: 06/10/20 13h25