Ciência e Tecnologia

Pesquisador desenvolve televisão lambível

0

Uma novidade incrível pode chegar para o mercado dos televisores. De acordo com a agência de notícias Reuters, um protótipo de televisão com tela “lambível” foi desenvolvido. Apresentado recentemente por um pesquisador japonês, ele possui a capacidade de assemelhar os sabores dos alimentos.

Nomeado como Taste-the-TV (“experimente a TV”), o objeto possui dez tubinhos na parte superior com diferentes tipos de sabores, como amargo, doce, azedo e apimentado.

Juntos, esses sabores são pulverizados sobre uma “película higiênica” que é colocada em cima da tela e o usuário pode interagir. No protótipo, a tela se assemelha mais a de um iPad do que a de uma televisão.

O televisão lambível foi criada pelo professor da Universidade Meiji, Homei Miyashita. Ele sugeriu que a televisão seja utilizada para treinar cozinheiros ou sommeliers de maneira remota. Para ele, caso a TV fosse comercializada o valor seria US$ 875 (cerca de R$ 4,9 mil).

“O objetivo é possibilitar que as pessoas tenham a experiência de comer em um restaurante do outro lado do mundo, mesmo estando em casa”, disse à Reuters.

Teste da televisão lambível

 

Durante uma demonstração realizada para uma jornalista em Tóquio, uma aluna de Miyashita informou para a televisão que queria “chocolate ao leite”. Depois de algumas tentativas, seu pedido foi espalhado no plástico, além disso foram apresentadas imagens na tela do aparelho.

“É como chocolate ao leite”, contou a estudante, depois de experimentá-lo.

De acordo com o professor, o projeto está em negociações com fabricantes para discutir outras possíveis aplicações para a tecnologia de pulverização de sabor, outro exemplo é adicionar sabores a torradas.

O criador enxerga um mundo de “conteúdo de sabor” disponível para download.

Para Miyashita, esse tipo de tecnologia, durante o período de covid-19, poderia aprimorar a maneira como as pessoas se conectam com o mundo exterior.

Nas redes sociais, porém, algumas pessoas que se depararam com a novidade questionaram se este seria o momento ideal para lançar um aparelho que as pessoas possam lamber. “Durante esta pandemia?” publicou um usuário do Twitter.

Vale lembrar que antes da TV, o professor Miyashita e um grupo com 30 alunos já desenvolveram outros dispositivos relacionados ao paladar. Entre eles está  “um garfo que torna os alimentos mais saborosos”.

Garfo elétrico que simula sabor sal

Giz Modo

Em 2016 foi divulgado que o professor Hiromi Nakamura do Laboratório Rekimoto, na Universidade de Tóquio, desenvolveu um protótipo que simula o sabor do sal. O objetivo é tornar as refeições mais saborosas para as pessoas que devem seguir dietas sem sal ou com pouca quantidade dele.

O garfo contém uma bateria recarregável e um circuito elétrico, conforme interações da Nikkei Technology. Ainda de acordo com o site, quando o usuário coloca a ponta do garfo na língua pode apertar um botão no talher e ativar um dos três níveis de eletricidade, que imita o sabor do sal em intensidades diferentes.

Conforme a Nikkei Technology, temperos como a pimenta e o alho auxiliam o garfo a oferecer um sabor salgado, e não um gosto azedo ou metálico.

“Quando eu aumentei o nível usando um interruptor na parte de trás do garfo, um gosto metálico começou a ficar mais forte do que o sabor salgado,” relatou um repórter da publicação online que estava comendo costeleta de porco. “Por outro lado, é difícil realçar um sabor doce ou suculento.”

Fonte: BBC, Giz Modo

Relembre os memes mais famosos de 2021

Artigo anterior

Essas pessoas sobreviveram ao impossível!

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido