Notícias

Após ganhar a Copa, PIB da Argentina pode ser impactado

0

Não foram apenas os torcedores argentinos que comemoraram a vitória da Seleção contra a França, mas o PIB da Argentina também. Após conquistar o tricampeonato, pesquisas indicam que o país campeão pode ter um aumento considerável no Produto Interno Bruto.

De acordo com um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, existe uma tendência de crescimento extra de PIB de 0,25 ponto percentual nos dois trimestres que seguem após o campeonato.

Isso acontece por conta da visibilidade que o campeão adquire perante o mercado internacional. Afinal, a vitória sobre outras seleções demonstra um melhor preparo técnico, mais investimentos nos jogadores e um potencial econômico mais elevado.

Por esse motivo, as negociações comerciais se tornam mais atrativas para empresas e parcerias com outras nações.

Esse comportamento já foi visto anteriormente. Por exemplo, o Brasil vivenciou um salto descomunal nas vendas externas após o pentacampeonato em 2002. Outros países, vencedores nas edições passadas, também apresentam o mesmo crescimento interno que se espera para o PIB da Argentina.

Dessa forma, o mercado estará atento aos próximos seis meses após a vitória dos hermanos, pois as exportações e negociações podem ter um crescimento considerável.

Resultados seriam melhores para Argentina

Via UOL

Os responsáveis pelo estudo que indica o crescimento do PIB da Argentina também opina que os resultados seriam melhores para a Argentina do que para a França, rival que perdeu na final da Copa do Mundo 2022.

Isso porque o país europeu já era o atual campeão, levantando a Taça em 2018. Por esse motivo, não teria tanto impacto internacional nas negociações e no potencial interesse. Afinal, já era esperado um maior investimento interno para treinar os jogadores e demonstrar um melhor preparo.

Nesse caso, o PIB da Argentina terá um aproveitamento melhor dessa vitória do que a Europa, que não é mais uma novidade e não teria o mesmo impulso, até mesmo pelo perfil importador, e não exportador, como a América Latina.

Inclusive, os responsáveis também indicam um crescimento semelhante ao que aconteceu no Brasil, por ser um país próximo e com características semelhantes, visto do mercado internacional. Com várias commodities e potencial de crescimento, apresenta-se como uma novidade mais atraente do que a França.

PIB da Argentina segue exemplo da Espanha

Via CNN

Além disso, existem outros pontos que também influenciam nesse entendimento do PIB da Argentina com potencial crescimento.

Isso porque a Copa do Mundo 2022 foi realizada no inverno do Hemisfério Norte, ao contrário dos torneiros anteriores, por conta do clima do Catar, que fica no Hemisfério Sul. Por esse motivo, pode ter um efeito econômico influente diferenciado para os vitoriosos.

Afinal, o ciclo agropecuário, por exemplo, é diferente do que costuma ser no meio do ano, quando as Copas costumam ser celebradas. Essa iniciativa pode aumentar, ainda mais, as chances de crescimento no PIB da Argentina.

Além disso, estudos anteriores mostram que todos os países que se destacam na Copa podem expandir seu potencial econômico, justamente por conta da visibilidade. Afinal, aumenta as chances de exportação e diversificação de comércio.

Assim, espera-se um comportamento semelhante em Marrocos, por exemplo, que teve uma classificação surpreendente para as semifinais em 2022. Em menor escala, a Croácia, que venceu e eliminou o Brasil, também pode se destacar.

Cenário menos animador

Por outro lado, mesmo com o PIB da Argentina tendo chances de crescimento, o cenário não era animador para nenhum dos finalistas.

Isso porque a França enfrenta uma crise de energia e onda de greves no país, enquanto a Argentina apresenta uma inflação próxima de 100% e uma seca que compromete as suas exportações de safras no próximo ciclo.

Nesse caso, problemas econômicos pré-existentes limitam o crescimento do PIB que outros países tiveram. É o exemplo do que aconteceu na Espanha em 2010, quando a crise da sua dívida foi superior à visibilidade que ganhou vencendo a Copa do Mundo.

Assim, é necessário aguardar os próximos seis meses e verificar quais serão os resultados no PIB da Argentina pós-vitória global.

 

Fonte: Globo

Imagens: UOL, CNN

Sonda da NASA, de Marte, manda mensagem de despedida

Artigo anterior

A partir de 2023, PM do Rio vai usar armamentos não letais para patrulhamento

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido