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Pneus mais largos favorecem aquaplanagem?

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A segurança de um veículo se baseia em muitas coisas, mas com certeza uma das principais dela são os pneus. Até porque é através deles que o veículo se move e por isso quando não está bem cuidado o pneu pode provocar derrapamentos e facilitar acidentes. Justamente por isso que é sempre bom estar com os pneus novos.

Muitas pessoas podem não saber, mas os pneus não são iguais. Existem vários tipos e entre eles, os mais largos dão uma área de contato maior com o asfalto. Por conta disso, eles dão uma maior dirigibilidade. Mas será que esse tipo de pneu só tem vantagem?  Como ele se comporta em um trajeto com água na pista, ou em uma viagem com chuva torrencial? E qual é a influência dele no consumo e se é que existe.

O que é aquaplanagem?

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Ela é uma das situações mais perigosas para os motoristas. Tanto que é uma das causas principais de acidentes nas pistas molhadas. Quando ela acontece, os pneus perdem contato com o solo por conta do acúmulo de água na pista, o que faz com que aconteça uma perda do veículo.

Esse fenômeno também é conhecido como hidroplanagem, que acontece quando um veículo passa em cima de uma superfície molhada, seja uma estrada ou uma pista, e acaba perdendo o contato com o solo por causa de uma fina camada de água existente entre os pneus e a pista.

Isso pode acontecer quando está chovendo intensamente ou quando as superfícies estão molhadas por conta do derretimento de gelo ou neve. Nessas situações, os veículos andam sobre uma camada de água e os pneus não conseguem drenar a água de forma rápida o suficiente. Como resultado vem a perda de aderência e controle do veículo.

É mais comum que a aquaplanagem aconteça em estradas planas e bem pavimentadas porque nelas o escoamento da água fica deficiente. E ela também pode ser mais grave por conta da velocidade do veículo.

Por se ter essa perda de controle, é lógico que ela é uma situação perigosa e pode gerar acidentes graves. Justamente por isso que os motoristas devem diminuir a velocidade e colocarem em prática medidas de precaução quando estiverem dirigindo enquanto chove ou em superfícies molhadas.

Ela também pode acontecer tanto em curvas como em uma linha reta, mas é claro que é mais perigosa na curva porque o veículo pode perder o controle e acabar se deslocando para fora da trajetória por conta da inércia.

O que causa a aquaplanagem é o acúmulo de água na pista que faz com que as bandas de rodagem dos pneus não consigam drenar o excesso de água de forma adequada. Como resultado, existe a perda de aderência entre a borracha dos pneus e o solo, o que faz com que o controle do veículo seja perdido.

O escoamento da água pode não acontecer de forma correta por conta do desgaste dos sulcos e ranhuras dos pneus. Até porque, conforme a banda de rodagem vai se desgastando, a capacidade dos pneus de drenar a água fica comprometida. Outro ponto que pode influenciar esse escoamento da água é a largura da banda de rodagem, que pode favorecer ou prejudicar a aquaplanagem.

Pneus mais largos e aquaplanagem

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É importante ressaltar que quanto mais largos forem os pneus a probabilidade é maior de acontecer a aquaplanagem. Isso acontece porque tendo uma área de contato maior entre a superfície do pneu e a água existe uma distribuição de peso do veículo sobre o pneu também maior. Consequentemente, há uma diminuição do poder de penetração dos sulcos do pneu na água.

Outro ponto que faz com que as chances de aquaplangem aumentem é se os pneus estiverem com pouca pressão, ou seja, baixa calibração. Isso acontece porque com a pressão inadequada, a capacidade dos sulcos do pneu de drenar a água de forma eficaz pode ser comprometida, o que faz com que exista uma aderência menor e menor controle do veículo sobre a superfície molhada.

Como quando as estradas estão molhadas a distância de frenagem do veículo aumenta, a melhor forma de evitar que aconteça a aquaplanagem é diminuir a velocidade. O recomendável é que a aceleração seja diminuída para aproximadamente metade da velocidade máxima da via, principalmente nos locais que tiverem um acúmulo de água significativo.

Contudo, para que isso seja eficaz, o veículo deve ter alguns fatores. Como por exemplo, ter um conjunto de pneus que apresentem uma banda de rodagem assimétrica, porque ele ajuda a melhorar o escoamento de água e aumenta a aderência do pneu à pista.

Também é importante ver se existe desgaste significativo na banda de rodagem dos pneus e ver se os sulcos estão com baixa profundidade. Além disso, é crucial que a calibragem do pneus esteja sempre correta porque uma pressão menor do que 30% do recomendado aumenta de forma significativa o risco de aquaplanagem.

Se o motorista perceber que o veículo perdeu aderência quando passou em cima de uma poça d’água ou em alguma superfície molhada, ele deve agir com bastante cuidado. Uma coisa que deve ser evitada é pisar totalmente no freio, parar de acelerar e segurar firme no volante, além de tentar manter o controle do veículo até que ele volte com sua aderência e equilíbrio.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital

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