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Qual o motivo de os pneus terem pelinhos de borracha?

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A segurança de um veículo se baseia em muitas coisas, mas com certeza uma das principais dela são os pneus. Até porque é através deles que o veículo se move e por isso quando não está bem cuidado o pneu pode provocar derrapamentos e facilitar acidentes. Justamente por isso que é sempre bom estar com os pneus novos.

Quem tem um veículo, ou mesmo aqueles que não têm, já repararam que os pneus novos têm uns sulcos neles que ajudam a escoar a água e evitar a aquaplanagem. Mas além disso, eles também têm uns “pelinhos” de borracha que mostram que o equipamento realmente nunca foi usado.

Mesmo que ele seja funcional, esses pelinhos incomodam algumas pessoas e por conta disso elas acabam retirando-os. Quem faz isso pode usar uma tesoura ou algum material abrasivo, mas sempre com muito cuidado para não tirar a borracha do pneu e acabar com a sua estrutura.

Por mais que não sejam todas as pessoas que tirem esses pelinhos, com o tempo eles acabam saindo naturalmente conforme a borracha é desgastada. A verdade é que esses pelinhos não impactam nem na aderência ao solo e nem na emissão de sons do pneu.

Pelinhos nos pneus

Lupa

Para quem não sabe, esses pelinhos de borracha também são conhecidos como aberturas de ventilação ou bigodes de pneu. Eles estão presentes no produto porque são resquícios da fabricação dele e aparecem quando o molde do padrão da banda de rodagem é pressionado no pneu.

Quando o processo está na sua fase de vulcanização, que é o momento em que a borracha bruta é aquecida e moldada, acontece um vazamento de borracha pelas aberturas pequenas existentes no molde. No momento em que ela esfria e se solidifica, os fios continuam presos na superfície do pneu.

A importância desses pelinhos é garantir que não existam gases presos ou alguma bolha de ar no produto. Isso porque, se caso alguma dessas coisas aconteça, a qualidade estrutural do produto e o seu desempenho podem ser comprometidos. Contudo, quando os pneus saem da fábrica, ter ou não pelinhos não afeta em nada na segurança ou direção do veículo.

Substituindo

Mistérios do mundo

Como dito, os pneus são um dos principais itens na segurança de um veículo. Justamente por isso que quando eles estão desgastados devem ser trocados. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), eles devem ser trocados quando a profundidade dos sulcos da banda de rodagem for de 1,6 mm, medida essa que é aplicada em todos os sulcos dos pneus.

Além disso, se o motorista vir algumas bolhas ou deformações, também é recomendado que ele troque o produto imediatamente, mesmo que os sulcos não estejam na profundidade de 1,6mm

Muitas pessoas acreditam que existe uma validade para os pneus, mas na realidade ela não existe. O que existe é a recomendação que a cada cinco anos eles sejam trocado, mesmo que não tenham sido usados muito. Até porque, coisas como umidade, exposição à luz solar e temperatura afetam a qualidade do produto.

Inovação

MSN

Mesmo que não exista uma data de validade para os pneus, nenhum deles está a salvo de furar. Então, não seria perfeito um pneu que não fura? Ele parece já existir, mas ainda não é vendido no Brasil. Contudo, não é motivo de tristeza porque por aqui já conseguimos comprar os pneus que, na prática, podem ter esse mesmo efeito. Isso porque a Pirelli está lançando no país a tecnologia “seal inside”. Essa tecnologia faz com que o pneu consiga restaurar os seus próprios eventuais furos.

Os pneus disponíveis no Brasil são os das linhas Cinturato, Scorpion e P Zero. A tecnologia seal inside não impede que os pneus furem. No entanto, ela consegue evitar acidentes graves, uma possível parada no acostamento de uma estrada, ou um dia ao borracheiro.

Essa tecnologia é uma massa vedante que se incorpora ao objeto responsável pelo furo e assim impermeabiliza a área. E se por algum acaso o objeto se soltar do pneu, essa mesma massa também preenche o interior todo do furo e o fecha por completo. Com a seal inside o motorista nem percebe que o pneu furou em algum momento.

Os pneus que têm a seal inside podem resistir a furos de até quatro milímetros. Isso faz com que o carro consiga continuar seu trajeto sem que a pressão dos pneus diminua. De acordo com a Pirelli, além de dar uma maior segurança tanto nas cidades como nas estradas, essa tecnologia também aumenta a vida útil dos pneus, já que eles não precisam ser trocados por conta de perfurações.

Os carros que podem ter esses pneus são hatches, SUVs e crossovers, com rodas de aro 16’’ a 19’’.  Segundo a empresa, ao todo vão ser 20 medidas disponíveis. Esse número corresponde a 70% do segmento alvo.

A tecnologia já está disponível para três linhas da Pirelli. São elas: Cinturato P7, Scorpion e Scorpion HT. A primeira é para os veículos de passeio de médio e alto desempenho. E as outras duas linhas são para os SUVs e picapes de rua e off-road.

Fonte: Mega curioso, MSN

Imagens: Lupa, Mistérios do mundo, MSN

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