Curiosidades

Por que dia 1° de maio é o dia do trabalhador?

0

Neste dia 1° de maio, comemoramos um dos feriados mais significativos internacionalmente. Mas você sabe por que comemoramos essa data?

Existem diversas celebrações ao redor do mundo, mas surgiu como uma luta dos trabalhadores por direitos e melhores condições. Veja mais sobre essa história.

Por que 1° de maio é Dia do Trabalhador?

Via Freepik

O dia 1º de maio é conhecido como o Dia do Trabalhador em muitos países do mundo, incluindo o Brasil, porque ele comemora um acontecimento histórico que ocorreu nos Estados Unidos no final do século XIX.

Em 1º de maio de 1886, trabalhadores de várias cidades dos Estados Unidos fizeram uma greve geral para reivindicar melhores condições de trabalho, como a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias.

Na época, muitos trabalhadores chegavam a trabalhar 16 horas por dia, seis dias por semana, em condições precárias e com salários baixos.

A greve teve liderança por um grupo chamado Knights of Labor, que conseguiu mobilizar milhares de trabalhadores em várias cidades do país.

Em Chicago, a greve se tornou mais intensa e resultou em confrontos entre os trabalhadores e a polícia, culminando no episódio conhecido como a Revolta de Haymarket.

Resultados

No dia 4 de maio de 1886, um grupo de trabalhadores se reuniu na Praça de Haymarket, em Chicago, para protestar contra a violência policial ocorrida nos dias anteriores.

Durante o protesto, uma bomba explodiu e matou sete policiais e vários trabalhadores. Esse incidente ficou conhecido como o Massacre de Haymarket.

Apesar de não ter ficado claro quem foi o responsável pelo atentado, o episódio serviu para as autoridades como pretexto para perseguir e prender vários líderes sindicais e trabalhadores envolvidos na greve.

Alguns foram condenados à morte, outros à prisão perpétua, em julgamentos marcados por irregularidades e falta de provas.

A partir daí, o Dia do Trabalhador passou a ser uma comemoração em vários países do mundo como uma forma de lembrar a luta dos trabalhadores por direitos e melhores condições de trabalho.

E no Brasil?

Via Freepik

No Brasil, o Dia do Trabalhador também acontece em 1º de maio em memória das lutas dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e direitos.

No entanto, a história da data no Brasil tem algumas particularidades em relação aos demais países.

Em 1940, durante o governo do presidente Getúlio Vargas, foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que reuniu e regulamentou as leis trabalhistas brasileiras. Assim, oficializou o feriado de 1º de maio como Dia do Trabalhador.

Vargas, que governou o Brasil entre 1930 e 1945, era um líder político nacionalista e populista, que buscava fortalecer o Estado e valorizar os trabalhadores.

Sua política de valorização do trabalho resultou em conquistas importantes para os trabalhadores, como a criação do salário mínimo, a regulamentação das férias remuneradas e do 13º salário.

Além disso, Vargas também criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, que tinha como objetivo promover o desenvolvimento econômico do país com base na valorização do trabalho.

Com isso, Vargas se tornou uma figura emblemática para os trabalhadores brasileiros e sua imagem está associada à luta por direitos trabalhistas no país.

Hoje em dia, o Dia do Trabalhador é celebrado no Brasil com manifestações e eventos organizados por sindicatos e movimentos sociais. Dessa forma, consegue reivindicar melhores condições de trabalho, a valorização dos direitos trabalhistas e o respeito à dignidade humana.

Contudo, vale reforçar que a luta está longe de acabar. Muitas condições de trabalho ainda são precárias, e os grupos de manifestação se esforçam para atingir níveis aceitáveis em suas profissões.

Por isso, utilizemos o dia 1° de maio para refletir sobre a importância do posicionamento operário e os resultados que podemos obter.

 

Fonte: Brasil de Fato

Imagens: Freepik, Freepik

É possível cancelar um PIX? Saiba como e quando isso é possível

Artigo anterior

É por isso que você não deve seguir dietas da moda, de acordo com nutricionista

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido