A maternidade é o sonho de várias mulheres. No entanto, tanto o período de gravidez quanto o pós, são coisas bastante complexas. Além dos 9 meses de desenvolvimento do bebê até que ele esteja pronto para nascer, ainda há o período de amamentação. Diversas pessoas não sabem, mas é preciso ter bastante cuidado nesse período. Isso porque trata-se de um momento de fragilidade e algumas atitudes simples podem causar danos tanto à mãe quanto à criança. Muito se pergunta se as mães podem tomar medicamentos durante a amamentação. O Ministério da Saúde recomenda a consulta com um profissional, assim fazendo uma seleção cuidadosa do que podem.

Além disso, é preciso tomar vários outros cuidados. Até mesmo a alimentação deve ser controlada. Afinal, a mesma é muito importante para a mãe e a criança durante esse período. Isso porque o leite materno é o alimento mais completo e indicado para o crescimento do filho. Uma mulher com o leite saudável, pode ainda ajudar a salvar outras vidas doando o alimento para mães incapazes de produzir. Outra curiosidade que chama a atenção é: o consumo de açúcar pode ser bastante prejudicial durante a amamentação. Confira então conosco mais detalhes sobre isso e surpreenda-se. Aproveite para compartilhar com seus amigos.

Por que bebidas doces fazem mal durante a amamentação

Publicidade
continue a leitura

O consumo de bebidas doces pode ser prejudicial não apenas para os adultos, mas também para bebês que estão sendo amamentados. É isso que aponta um estudo publicado no The American Jounal of Clinical Nutrition. De acordo com a pesquisa, quando expostos ao leite materno de mães que consomem doces em excesso, os pequenos ficam mais vulneráveis. Isso, quando falamos do desenvolvimento de problemas cognitivos durante o período de até dois anos.

Essa pesquisa analisou 88 mães que relataram a quantidade de bebidas doces que tomaram no primeiro mês de amamentação. Com 2 anos de idade, seus filhos foram avaliados. Foi aí que veio a surpresa. Os pequenos, cujas mães relataram comer açúcar, apresentaram um pior desenvolvimento cognitivo. De acordo com os pesquisadores, o açúcar na dieta da mãe passou para o bebê por meio do leite. Isso acabou interferindo no desenvolvimento cerebral.

Publicidade
continue a leitura

"A amamentação pode ter muitos benefícios, mas estamos vendo que o leite materno é influenciado pelo que as mães comem e bebem muito mais do que imaginamos". Essas foram palavras ditas por Michael I. Goran, diretor do Programa de Diabetes e Obesidade. Ele atua no Hospital Infantil de Los Angeles, nos Estados Unidos. De acordo com ele, uma dieta onde o açúcar é controlado pode fazer bem não somente para a mãe, mas também para seus bebês. O futuro pode ser ainda mais promissor.

"Em última análise, queremos que os bebês recebam nutrição da melhor qualidade", disse Paige K. Berger. Essa é a primeiro autora do estudo.

Publicidade
continue a leitura

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 14/10/20 12h30