Por que os orientais tem os olhos puxados?

POR A redação    EM Curiosidades      21/10/14 às 10h19

Aquele espaço entre a pálpebra superior e a inferior, é chamado de fenda palpebral e ela é menor nos orientais (japoneses, chineses, coreanos e outros povos). Ao que tudo indica isso é o resultado de uma adaptação evolutiva ao longo de milhares de anos, pelo fato destes povos em especifico, viverem em regiões extremamente frias, uma das razões para que as pessoas com redução na fenda se adaptassem melhor a este ambiente.

Este formato não serve só para diferenciar os povos, ele foi adquirido com uma importante função: proteger os olhos e o sentido da visão em baixas temperaturas e da grande luminosidade provocada pelo reflexo do sol na neve. É uma função parecida com a dos óculos dos esquiadores, que possuem um visor em forma de fenda para reduzir a luminosidade que é refletida pela neve. A radiação (você conhece por raios ultravioleta) que vem do sol refletida pela neve pode causar uma cegueira momentânea, e com o tempo catarata e lesões de retina.

Isso para alguns pesquisadores explica o sucesso dos povos de olhos puxados na seleção natural. Isto é, aquelas pessoas que tinham essa proteção sobreviveram melhor e passaram seu gene para seus descendentes. Assim em milhares de anos de evolução, o olho puxado se tornou uma "marca" para os povos orientais. Vale ressaltar, que mesmo com a fenda palpebral muito reduzida, os orientais enxergam normalmente.

Esta característica é apenas uma adaptação ao frio. Com o tempo essa característica acabou se tornando uma regra, e mesmo se os orientais tiverem filhos com os ocidentais, provavelmente os seus descendentes também terão olhos puxados.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+