Curiosidades

Chuva de meteoros causada pelo cometa Halley pode ser vista até quinta

0

Quem ficar atento às estrelas durante a noite e madrugada desta terça (21) até quinta-feira (23) terá a chance de ver até 20 meteoros por hora riscando o céu. Esse fenômeno é conhecido como Orionídeas, que começou por volta do dia 9 e deve seguir até 29 de outubro. Essa chuva de meteoros ocorre quando a Terra passa pela região do espaço em que foi deixado um rastro de poeira pelo cometa Halley. “É como se a Terra estivesse passando por uma nuvem de detritos”, explica Felipe Braga Ribas , astrônomo do Observatório Nacional.

A Orionídeas pode ser vista a olho nu em qualquer canto do Brasil e em outros países. É obvio que para ver, é aconselhável que você se afaste das grandes cidades iluminadas, porque a poluição luminosa atrapalha a vista do fenômeno. Especialistas alertam que o melhor horário para a visualização é a partir das 23 horas.

O ponto de referência a ser observado no céu é a região onde ficam as Três Marias, estrelas da constelação de Órion. Ainda é importante que o céu esteja limpo sem nuvens.

Constelação Três Marias

Constelação Três Marias

Dicas

Para observar o céu por um longo período sem ter dores no pescoço, vale a pena usar uma cadeira de praia e uma toalha para apoiar.
Em regiões mais escuras é mais fácil observar, já que a maioria dos detritos luminosos são pequenos, em grandes cidades você só vai conseguir observar os maiores e terá um espetáculo pela metade.

Não consegui ver ontem (21)

Então basta apertar o play no vídeo abaixo, são poucos segundos mais é uma das cenas mais incríveis que você verá na vida.

Por que os orientais tem os olhos puxados?

Matéria anterior

Desafio: Você é bom de raciocínio lógico?

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos