Por que você sente um choque quando bate o cotovelo?

POR A redação    EM Curiosidades      03/09/14 às 20h27

Quase todo mundo já passou por isso, bater ou esbarrar o cotovelo em algum lugar e sentir um "choque" percorrendo pelo braço todo. Mas por que isso acontece? Bom, o problema é que a batida normalmente acontece na região interna do cotovelo, onde geralmente nos apoiamos. E quando isso ocorre, o nervo chamado de ulnar produz uma descarga elétrica que é sentida no quarto e quinto dedo da mão, dando a sensação de tomar um choque no braço todo.

A questão é que o nervo ulnar, está localizado em uma zona superficial sem músculos de proteção e muito suscetível à batidas, tendo sobre ele somente tecidos subcutâneos e a pele. Por isso que a dor ganha maiores proporções na região e o tradicional 'amor de sogra' causa tamanha agonia.

A parestesia por sua vez (sensações cutâneas subjetivas, como frio, calor e formigamento) é outro fator que provoca o choque. "A parestesia seria a permanência da compressão no nervo que faz com que a ponta do dedo adormeça, diminuindo a sensibilidade da mão", finaliza.

Então, vale ter uma atençãozinha a mais na próxima vez que for apoiar o seu cotovelo em algum lugar, porque não tem nada que você possa fazer para impedir isso.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+