5 truques para hackear seu cérebro e ser mais criativo

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      03/09/14 às 21h26

Todo mundo gosta de ser lembrado por ter boas ideias e ser criativo. Acontece, no entanto, que para conseguir esse fama é preciso, praticamente, suar! Isso, claro, se você não tiver as técnicas necessárias para deixar a mente livre e aberta a novos direcionamentos.

Para que você pare de vez de fazer esse exercício praticamente de "musculação" com o cérebro - especialmente se você trabalha com criações - nós, do Fatos Desconhecidos, vamos apresentar hoje algumas técnicas infalíveis, capazes de te deixar muito mais fluente na hora de "sair do comum".

Acompanhe a lista abaixo e aprenda, de vez, truques para hackear seu cérebro e se tornar uma pessoa mais criativa:

1. Mente cansada = mente criativa

1

Parece contraditório, mas quanto mais cansado você fica, mais fácil se torna ter novas ideias. Isso porque, depois de um dia longo de trabalho, seu cérebro fica mais lento e isso é positivo, uma vez que ele não consegue filtrar distrações e se focar muito em uma coisa só. Esse estado de dormência da mente acaba te deixando mais aberto a novas inspirações e a conexões improváveis.

2. Cochilos, um santo remédio

2

Não se importe com a fama de preguiçoso e coisas assim. Tirar uma soneca ajuda a te deixar mais atento e isso, por sua vez, melhora a memória, ao contrário de alguns vilões do dia a dia que podem destruí-la por completo. Além disso, quando você tira um cochilo, seu cérebro absorve com mais eficiência as coisas que você aprendeu.

3. Meditação vale a pena

3

Não, não estamos curtindo. Meditar realmente é muito significativo para quem quer abrir a mente e dar espaço à criatividade. Mas, claro, isso requer treino! Nada de cobranças porque esvaziar a cabeça não é uma tarefa fácil.

No entanto, meditar melhora sua capacidade de concentração, reduz a ansiedade, aumenta a criatividade, te deixa mais generoso, menos estressado. A prática ajuda até a aumentar a quantidade de matéria cinza no seu cérebro, o que se traduz em mais emoções positivas, estabilidade emocional e concentração.

4. Disfarce o tempo para seu cérebro

4

Cientistas descobriram que é manipular o cérebro para entender determinados períodos de tempo como tendo passado mais rapidamente ou devagar. Incrível, não é? Assim, se você quiser ter a impressão de que a semana passou rápido, basta não fazer nada de novo. O inverso também funciona.

Essa tática é possível porque o cérebro demora um tempo até "digerir" novas informações, porque essa percepção de tempo é controlada por várias áreas diferentes. Quanto mais coisas novas você fizer, mais tempo deve demorar até que seu cérebro organize isso, dando a impressão que o tempo passou mais devagar. Controlar seu próprio tempo é, assim, uma das formas mais eficientes de aflorar a criatividade.

5. Permita-se ter ideias ruins

5

Ninguém gosta de perder tempo, nem mesmo quando se trata de pensamentos e elaboração de projetos. Mas, ao contrário do que a grande parte das pessoas pensa, ideias boas só aparecem se você deixar que as não tão boas assim também fluam. Então, deixe a vergonha de lado na hora de criar e fale ou anote tudo o que vier à cabeça.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+