Notícias

Primeira mulher a presidir o Banco do Brasil é lésbica

0

Pela primeira vez na história a presidência do Banco do Brasil é assumida por uma mulher homossexual, e, além de anos de experiência, também é ativista dos direitos humanos, das mulheres e LGBT+.

Tarciana Medeiros foi o nome confirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad para assumir a presidência do banco, substituindo Fausto Ribeiro. Em 214 anos de atividade, o banco nunca teve uma mulher como gestora principal.

A administradora é natural de Campina Grande, Paraíba, e tem 44 anos, estando no Banco do Brasil há 22. Ela é funcionária de carreira do banco, mas já atuou com outras atividades até prestar concurso e ser aprovada.

Em sua cidade natal, trabalhou aos dez anos como feirante, foi professora e iniciou sua carreira no Banco do Brasil, sendo gerente desde 2019. Atualmente, é executiva na Diretoria de Clientes PF e MPE, na Gerência Executiva de Ciclos de Relacionamento com Clientes.

A profissional que assume a presidência do Banco do Brasil em 2023 se formou em administração e é pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão.

Confira sua trajetória no Banco do Brasil

Via Exame

Ainda vale a pena conhecer a trajetória de Tarciana na instituição, até chegar à presidência do Banco do Brasil, com o novo governo que assume. A gestora tem alguns destaques em seu perfil, principalmente pelo desenvolvimento de estratégias para otimizar a distribuição de produtos para o mercado de pessoa física.

Enquanto isso, também atuou no setor estadual com projetos de prospecção, gestão e automação para concessão de crédito. Suas propostas permitiram, ainda, expandir o campo de atuação de correspondentes bancários parceiros.

Ao assumir como Superintendente Comercial na BB Seguridade, Tarciana, a nova mulher na presidência do Banco do Brasil, foi responsável por trazer novos modelos de vendas no Brasil, com atuação na coordenação e direcionamento de consultores da Holding BB Seguros.

Na área financeira, foi gestora de uma das principais equipes que lidaram com o orçamento comercial de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos. Assim, conseguiu levar a BB Seguridade a cumprir suas projeções de 2018.

Entre 2018 e 2020, liderou os processos de pós-venda na Diretoria de Crédito e Empréstimos. Por fim, em 2021, foi transferida para a Gerência Executiva Experiência do Cliente e Soluções PF.

Com isso, conseguiu melhorar as propostas e análises de produtos para os clientes, além de elaborar novas estratégias de expansão das adesões.

Sua jornada, projetos e experiências podem ser vistos no perfil do LinkedIn, público e gratuito para consultas.

Mulher na presidência do Banco do Brasil é algo significativo

Via Plantão dos Lagos

Outras pessoas próximas de Tarciana Medeiros, nova mulher na presidência do Banco do Brasil, afirmam que a nomeação é significativa.

Isso porque significa uma valorização das mulheres, para que mais pessoas possam se inspirar na sua trajetória. Além disso, ela também poderá ser uma pessoa que defende questões de igualdade, diversidade e terá um olhar mais sensível para os colaboradores.

Enquanto isso, também se destaca como uma profissional capacitada, e será uma grande representação para as lideranças do País. Afinal, o Banco do Brasil é uma das instituições mais importantes do país, e deve voltar sua atuação para o interesse público e para o desenvolvimento econômico.

A esperança de sindicatos e organizações que apoiam Tarciana na presidência do Banco do Brasil também auxiliará no resgate do sentido das instituições públicas que foram sucateadas nos governos anteriores.

As nomeações do novo governo Lula acontecem ao longo do mês de janeiro, já definidas pelo chefe de Estado eleito. Assim, será possível aguardar novas diretrizes da presidente e estratégias que farão a instituição assumir novos caminhos rumo a uma recuperação econômica positiva. Além disso, pode ser o momento de mudanças internas para oferecer melhorias aos colaboradores.

 

Fonte: G1

Imagens: O Antagonista, Plantão dos Lagos, Exame

Neymar é criticado por não ir ao enterro de Pelé; Datena e Neto dizem que “será cobrado a vida toda”

Artigo anterior

Por que a variante XBB.1.5 do coronavírus se espalha tão rápido

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido