Curiosidades

Privacidade: WhatsApp testa recurso de mensagens de visualização única

0

O WhatsApp já é uma forma de se comunicar unânime no Brasil. O aplicativo foi criado em 2009, mas somente em 2012 que ele se tornou famoso e virou quase que obrigatório entre os brasileiros, tanto que é quase impossível se imaginar sem usá-lo.

Desde que foi criado, o aplicativo de mensagens vem se adequando às necessidades de seus usuários e faz de tudo para ficar mais fácil e funcional para todos. Por conta disso, novas necessidades vão surgindo com o tempo e, com elas, vêm novos recursos e novas formas que os usuários usam o app. Por conta disso, o WhatsApp está sempre se renovando e lançando novas funções.

Agora, o WhatsApp está testando uma nova função, o envio de mensagens com visualização única. Esse recurso já é disponível para fotos e vídeos. Quem divulgou essa informação foi o WABetaInfo, site especializado em divulgar atualizações do aplicativo. Essa nova função deve chegar para todos usuários nas futuras atualizações.

Até agora, o envio de mensagem de visualização única está disponível somente para testadores da versão beta 2.22.25.20 do WhatsApp para Android. Com essa nova função, as pessoas irão ter uma privacidade maior, até porque as informações enviadas irão ser excluídas automaticamente depois de serem visualizadas.

Com essa função não será possível copiar ou encaminhar as mensagens que foram enviadas com visualização única.

O recurso do WhatsApp

Piauí mídia

Esse é um recurso de segurança e privacidade nas mensagens enviadas pelo WhatsApp. Quando ele é ativado, o usuário pode enviar mensagens que irão se autodestruir depois que forem vistas pelo destinatário.

Esse tipo de mensagem pode ser útil nos momentos em que se precisa enviar informações confidenciais, até porque tais informações não ficarão armazenadas e o destinatário não precisará apagá-las do seu dispositivo. Com isso, existe uma chance menor de que os conteúdos pessoais das pessoas sejam vistos por outros que não são autorizados.

E também não é possível que o conteúdo que foi mandado através desse recurso seja compartilhado ou copiado. Além disso, as capturas de tela também serão bloqueadas, da mesma maneira que é visto nas fotos temporárias.

Como vai funcionar?

Tecmundo

De acordo com o WABetaInfo, quando a função estiver ativa, ela será um pequeno cadeado do lado da barra de mensagens junto com o botão “enviar”. Assim, quando o cadeado estiver lá, quer dizer que a pessoa está enviando uma mensagem de visualização única para o destinatário.

E se a pessoa que recebeu esse tipo de mensagem tentar abri-la de novo, ela receberá um aviso dizendo que o texto expirou e que é preciso pedir para o remetente que a envie de novo, caso queria visualizá-la novamente.

É importante ressaltar que essa nova função ainda está em sua fase de desenvolvimento e por isso que o seu layout final pode mudar. E também não são todas as informações que estão disponíveis de como ativar esse novo recurso do WhatsApp e mais detalhes sobre o seu funcionamento.

Quando chega?

Forbes

Como essa nova função ainda está em sua fase de desenvolvimento, não existe um data exata para que ela seja lançada oficialmente. O que se sabe até o momento é que ela chegará em uma atualização futura do WhatsApp Beta para Android.

Então, para que os usuários não percam essa nova função, eles devem sempre manter o aplicativo atualizado. Para isso, basta ver na Google Play Store se existe ou não uma versão mais atualizada disponível.

Essa nova função é parte dos recursos de privacidade que o WhatsApp está lançando recentemente para proteger cada vez mais seus usuários. Dentre elas estão: o bloqueio de prints em fotos e vídeos de visualização única; a função Avatares, que dá ao usuário a possibilidade de criar um ícone personalizado pelo próprio app; enquetes e visualização de fotos de perfil nas conversas em grupos.

Fonte: Techtudo

Imagens: Techtudo, Piauí mídia, Forbes

O que é e como a inteligência artificial é usada?

Artigo anterior

Adam Sandler admite que críticas negativas por seus filmes afetam sua família

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido