• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Qual a doença mais comum da raça do seu cachorro?

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Animal      06/10/14 às 19h50

Você tem um cãozinho? Se esse for seu caso, você conheça sobre a raça dele? Parece besteira, mas estudar sobre o tipo de pet que você tem em casa pode fazer com que ele viva mais, especialmente se você estiver preparado para as doenças típicas da raça, sabia? (Clique aqui para conferir também 6 truques para adestrar se cachorro).

Bom, chega de conversa e vamos ao que interessa. Descubra aqui quais são as enfermidades mais comuns em cada tipo de cãozinho:

1. São-bernardo

1

Uma doença muito comum desses grandões é a dilatação gástrica. Ela consiste na dilatação do estômago desses bichos devido ao acúmulo de gases. De acordo com especialistas, esse órgãos dos são-bernardos pode se dilatar tanto que chega a fazer uma torção sobre si mesmo e impede que o sangue chegue normalmente ao sistema digestivo.

2. Dobermann

2

Uma doença bem comum nesse tipo de cão é a insuficiência cardíaca e o acúmulo de líquido no pulmão. Cerca de 40% dos dobermanns com mais de oito anos sofrem do problema, que faz os ventrículos se dilatar e enfraquece o músculo cardíaco. Como consequência o coração fica mais fraco e não consegue contrair de forma eficiente para bombear o sangue pelo corpo do animal.

3. Buldogue inglês

3

Apesar do macho dessa raça serem pesados e compactos, as fêmea costumam ser mais fraquinhas, com uma pelve estreita e fina. Isso dificulta muito o acasalamento e, muitas vezes, a reprodução entre eles só é possível por meio de inseminação artificial e, depois, por cesarianas. Isso porque, segundo os especialistas, a cabeça dos filhotinhos é muito grande e partos normais acabam colocando a vida da mãe em risco.

4. Pug

4

Com seus focinhos muito curtos, os cãezinhos dessa raça costumam sofrer com o aumento da temperatura corporal. Isso porque o ar não tem tempo de resfriar antes de chegar aos pulmões. Assim, eles não podem fazer atividades muito intensas durante épocas quentes ou podem ser vítimas de crises fatais.

5. Golden Retriever

5

Displasia coxofemoral. Esse é o nome do problema que costuma atingir os cachorros dessa raça, que são grandes e pesados. Aliás, para quem não sabe, a displasia acontece quando a cabeça do fêmur não se encaixa direito no osso da bacia (na altura dos quadris). Isso prejudica a mobilidade das patas traseiras e pode causar também o desgaste da articulação do cotovelo.

6. Pastor Alemão

6

Embora não pareça, esse cães também costumam apresentar um problema sério relacionado à parte de articulações. Normalmente os exemplares dessa raça, especialmente os que competem em exposições, têm a anca (próxima ao início do rabo), mais baixa que o ponto mais alto das costas, chamado de cernelha. Por isso, esses bichos sofrem problemas nas articulações e chegam até mesmo a perder a coordenação nas patas traseiras.

7. Chihuahua

Westminster Kennel Club Holds Press Conference Ahead Of Dog Show

Pequeninos, os exemplares dessa raça costumam sofrer com uma doença chamada hidrocefalia e consiste no aumento dos fluidos no cérebro. Em consequência, isso aumenta a pressão no cérebro desses cães, causando dor, perda das funções cerebrais e até a morte.

8. Dálmata

8

Bonitos e elegantes, o dálmatas também são os mais atingidos por surdez. Segundo especialistas, até 30% dos dálmatas ficam surdos de um ouvido e 10% de ambos. Aliás, quanto maior a extensão da cor branca em seus pelos, maior a probabilidade de perder a audição eles apresentam.

9. Basset hound

9

As longas orelhas do basset, infelizmente, fazem a alegria dos germes. Esses micro-organismos costumam entrar no canal auditivo dos cães dessa raça, causando inflamações. Além disso, os machos costumam sofrer com o tamanho reduzido, dando muito trabalho na hora do acasalamento.

10. Lulu da Pomerânia

10

Esses, coitados, são os recordistas no deslocamento de patela, a famosa rótula do joelho, causando dor e artrite. Também é comum a degeneração progressiva da retina, o que costuma deixá-los cegos com o tempo.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+