Curiosidades

Qual o maior idioma do mundo? Este mapa mostra a dimensão de cada língua de forma impressionante

0

O mundo é um lugar gigante, mas, para além das fronteiras geográficas, temos o maior idioma do mundo. Ou seja, aquele que é mais falado e possui mais elementos linguísticos.

Essa definição possui alguns critérios variáveis, mas uma lista e um mapa apontam quais os mais conhecidos. Confira:

Maior idioma do mundo

  1. Chinês – Nota: inclui variações de dialetos como mandarim, cantonês, xangainês, sichuanês, hakka, entre outros.
  2. Espanhol
  3. Inglês
  4. Hindi – Observação: abrange diversos dialetos e idiomas na Índia.
  5. Árabe
  6. Português

É interessante notar que o português ocupa a sexta posição, impulsionado principalmente pela grande população e extensão territorial do Brasil.

O chinês se destaca de forma notável, sendo quase três vezes mais falado do que o segundo colocado, o espanhol.

Via IGN

Alguns países possuem muitos idiomas

O mapa também revela dados intrigantes, como o idioma mais amplamente aprendido, com o inglês liderando com aproximadamente 1,5 milhão de estudantes.

Além disso, são apresentadas as estatísticas da distribuição de idiomas em cada país, com números impressionantes, como as 839 línguas em Papua-Nova Guiné, seguidas por 707 na Indonésia.

É notável que até em países mais conhecidos, encontramos números surpreendentemente menores, como os 50 idiomas em Israel ou os 146 no Canadá.

Vale ressaltar que esses não são idiomas oficiais, mas sim a variedade de línguas faladas pelos habitantes como primeira língua.

No Canadá, por exemplo, onde convivem pessoas de diversas culturas, se registram cerca de 146 idiomas diferentes entre a população atual.

Critérios de definição

Traçar o maior idioma do mundo não é uma tarefa fácil, e depende de uma série de critérios importantes. Conheça mais sobre eles:

População

Para começar, a quantidade de falantes nativos e de pessoas que aprendem o idioma é um fator crucial.

Quanto maior a população que utiliza a língua como meio de comunicação, maior a sua relevância global.

Por isso, o chinês é o maior idioma do mundo atualmente, considerando que existem mais de 2 bilhões de pessoas falantes na região. Ainda, ele possui diversas variações de escrita e pronúncia.

Assim, mesmo que não seja globalmente entendido, o chinês é a maior língua pela população que o fala.

Via Freepik

Colonização

Além disso, a história de colonização pode impactar significativamente na disseminação de um idioma.

Idiomas provenientes de ex-colônias muitas vezes mantêm uma presença forte devido à influência histórica.

Por exemplo, as línguas que variam do latim são próximas, e, por isso, mais entendidas e aprendidas. Além disso, a Inglaterra foi responsável pela colonização de muitos países.

Com isso, o inglês se tornou a língua materna, e mais pessoas precisaram aprender, criando uma cultura com base nesse passado histórico.

Facilidade de aprendizado

Enquanto isso, a acessibilidade e a facilidade de aprendizado de um idioma também podem torná-lo mais popular.

Idiomas que são considerados mais simples ou que possuem recursos educacionais amplamente disponíveis podem atrair mais falantes.

Claro, o maior idioma do mundo hoje é o chinês, pouco amigável para iniciantes. Contudo, temos o espanhol em seguida, e não apenas pela quantidade de países nativos, mas pela facilidade.

Falantes do português, francês e italiano compartilham a mesma base latina, e, por isso, possuem facilidade em aprender e, com isso, se tornarem falantes dessa língua também.

Interação com turistas

Por fim, a presença e o impacto do idioma no setor do turismo são essenciais para definir o maior idioma do mundo.

Línguas que são amplamente compreendidos por turistas podem se tornar mais difundidas, facilitando a comunicação global.

É o que se aplica para o inglês e espanhol, mas o chinês e mandarim também estão se tornando famosos por essa questão. Com muita população, cresce o número de turistas, trocando experiências de fala e comunicação.

Mesmo assim, é interessante compreender a variação de idiomas que temos no mundo, e como elas se comportam em cada região, crescendo e se difundindo umas com as outras.

 

Fonte: IGN

Imagens: IGN, Freepik

Bill Gates tem razão? Como seria a semana de trabalho com 3 dias

Artigo anterior

Coxinha fica fora das top 10 melhores frituras do mundo; confira o ranking

Próximo artigo