Curiosidades

Quantas pessoas já existiram na Terra até hoje?

0

Nosso planeta já passou por várias eras e isso também foi visto na população mundial. Tanto é que a quantidade de pessoas na Terra parece aumentar a cada dia e estar longe de ter uma diminuição ou estabilização. Hoje em dia existem aproximadamente oito bilhões de pessoas vivas no mundo. Mas alguém já se perguntou quantos humanos já viveram na Terra em toda sua existência?

Na visão de algumas pessoas, a Terra está tão cheia que o número de vivos é maior do que o de mortos. No entanto, isso realmente é verdade? Pode até parecer que sim. Até porque, com a industrialização, melhorias na agricultura, avanços na medicina e vários outros fatores, a população do mundo começou a crescer de forma exponencial.

Para se ter uma ideia, em 1900 existiam aproximadamente 1,6 bilhão de pessoas. E em pouco mais de 100 anos, esse número teve um aumento de mais de cinco vezes.

Pessoas na Terra

Terra

Por volta de 1800 que se tornou possível contar de forma fácil a população por conta do registro de pessoas, censos demográficos e cobrança de impostos. Contudo, antes disso existiu um longo período de tempo, desde antes de 60 mil anos atrás, quando os humanos modernos deixaram a África. Ou seja, são milhares de anos em que não existiam várias maneiras de quantificar quantas pessoas existiam.

Em 2012, pesquisadores do Population Reference Bureau (PRB), em resposta à BBC, mostraram como solucionar esse problema. De acordo com eles, seria possível estimular o número de pessoas que viveram na Terra até agora usando dados da expectativa de vida da população em comparação com o número de nascidos vivos, de diferentes épocas e diferentes regiões.

“A expectativa média de vida na França da Idade do Ferro (de 800 a.C. a cerca de 100 d.C.) foi estimada em apenas 10 ou 12 anos. Sob estas condições, a taxa de natalidade teria de ser de cerca de 80 nascidos-vivos a cada 1.000 pessoas apenas para que a espécie sobrevivesse. Para colocar isto em perspectiva, uma elevada taxa de natalidade hoje é de cerca de 35 a 45 nascidos-vivos por 1.000 habitantes, e é observado apenas em alguns países da África Subsaariana”, explicaram.

Com isso, eles chegaram à conclusão de que a estimativa é que, ao todo, aproximadamente 117 bilhões de pessoas já viveram no nosso planeta desde 190 mil anos a.C. Entretanto, os pesquisadores ressaltaram que o método para presumir as taxas de natalidade pode ter subestimado o número.

“A suposição de um crescimento populacional constante, em vez de altamente flutuante, no período anterior, pode subestimar o tamanho médio da população na época”,  concluíram os pesquisadores.

População

Olhar digital

Com a população humana em constante expansão, algumas pessoas veem essa alta de números como uma história de sucesso sem precedentes. Inclusive, existe uma escola de pensamento que defende que precisamos de mais pessoas.

Enquanto isso, alguns rotulam as massas humanas como “praga na Terra”, e de acordo com essa visão, quase todos os problemas ambientais enfrentados hoje em dia, desde mudanças climáticas até a perda de biodiversidade, estresse hídrico e conflitos por terra, podem estar ligados com a reprodução desenfreada nos últimos séculos.

Em 1994, quando a população global era de 5,5 bilhões de pessoas, pesquisadores da Universidade Stanford, nos EUA, calcularam que o tamanho ideal da população humana no planeta seria entre 1,5 e dois bilhões de pessoas.

Então, será que atualmente o mundo está superpovoado? Por mais que o debate a respeito do número ideal de pessoas no planeta seja desde sempre fragmentado, o tempo para decidir qual é a melhor direção para onde ir está se esgotando.

Contudo, atualmente, quaisquer políticas que envolvam cotas ou metas para aumentar ou diminuir a população humana são condenadas universalmente, a não ser por poucas organizações extremistas. E o risco desses incentivos levarem à coerção ou a outras atrocidades é tido como muito alto.

Nos dias atuais, é amplamente aceito o conceito de que as pessoas estão colocando uma pressão insustentável nos recursos finitos do planeta, tanto é que o fenômeno chamado “Dia da superação da Terra” mostra a data estimada que a humanidade terá usado todos os recursos biológicos que o planeta pode sustentar naquele ano. Em 2010, essa data era oito de agosto. Nesse ano, ela foi para 28 de julho.

Fonte: Olhar digital, BBC

Imagens: Terra, Olhar digital

Uma única mordida nesse prato tailandês pode causar câncer de fígado

Artigo anterior

Por que as orelhas das pessoas “ficam quentes” do nada?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido