Curiosidades

Uma única mordida nesse prato tailandês pode causar câncer de fígado

0

Câncer é um dos diagnósticos que as pessoas mais temem receber. Ele é o termo usado para um conjunto de centenas de mutações patológicas que têm um crescimento de células fora do normal e do controle. Quando o câncer não é tratado, esse crescimento exagerado celular pode levar à morte.

Além disso, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer, esse ano serão dados 700 mil novos diagnósticos. Por isso que é sempre bom saber formas de se prevenir dessa doença ou até mesmo o que pode causá-la.

Por exemplo, um prato típico da Tailândia tem chamado atenção não por conta do seu sabor ou da qualidade, mas sim pelo fato de ele poder causar câncer em quem o come. E mesmo que a pessoa coma uma pequena porção, já pode ser algo preocupante.

Prato cancerígeno

R7

O prato é conhecido como “koi pla” e leva em sua receita peixe cru moído com uma mistura de ervas, temperos e suco de limão. A popularidade dele é bem grande nas regiões mais pobres do país, especialmente na região de Khon Kaen.

O fator problemático do prato não são seus ingredientes, mas sim o fato de o peixe ter vários vermes parasitas vivendo dentro dele. São esses parasitas os responsáveis por causar o câncer de fígado, que é um dos tipos que mais matam quando não é tratado de forma correta.

De acordo com estimativas, o “koi pla” é a causa de mais de 20 mil mortes no país anualmente. Por isso que agora os médicos começaram a alertar as pessoas para que elas deixem esse prato de lado.

“É um fardo muito grande para a saúde por aqui. Mas ninguém sabe disso porque eles morrem silenciosamente, como folhas caindo de uma árvore”, afirmou Narong Khuntikeo, cirurgião hepático.

A causa da morte foi relacionada ao prato quando um grupo de pesquisadores fez a análise da urina da população local e viu que aproximadamente 80% das pessoas da comunidade tinham comido o parasita letal.

Desde que isso foi constatado, Khuntikeo fez uma parceria com o governo local para fazer uma reeducação nos moradores da região e também desenvolver um currículo escolar para ensinar as crianças a respeito do risco que os alimentos crus representam.

Câncer

Tudo em grãos

O câncer de fígado pode ser um grande motivo de morte na Tailândia por conta desse prato, e no Brasil, dentre os cânceres, mais de 1.500 homens morrem anualmente no país por conta do câncer de próstata. Ele é uma doença que demanda cuidado e atenção. Por conta disso, é importante que os homens cuidem da sua saúde. O lado bom é que existem alguns alimentos que podem ajudar nessa prevenção contra o câncer de próstata.

“A alimentação é a melhor maneira para prevenção de doenças, inclusive câncer de próstata. Os alimentos, quando fritos, produzem acroleína, uma substância potencialmente carcinogênica e diretamente relacionada à incidência de câncer de próstata”, explicou Vanessa Caluete, nutricionista da LC Restaurantes.

Além disso, ela diz que o excesso de carne vermelha e pedaços queimados, como por exemplo a crosta da carne de churrasco, assim como corantes, conservantes, acidulantes e adoçantes também podem aumentar o risco da doença.

Contudo, a nutricionista também diz que alimentos como mamão, pimentão, repolho, couve-flor, couve-manteiga e brócolis são aliados para a saúde do homem. Além desses, Caluete fez uma lista com outros cinco alimentos que são aliados no combate ao câncer de próstata.

Tomate

Esse alimento é muito saudável para os homens. É uma fonte de licopeno, que é melhor absorvido pelo corpo quando ele é consumido como molho ou suco. O ideal é que se consuma de três a cinco porções, o que é meio copo ou uma fruta média, por semana.

Romã

Essa fruta é típica do fim de ano, no entanto, é boa o ano todo para o homem. As substâncias ativas na romã têm um impacto na adesão e migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.

Goiaba vermelha

A fruta é rica em licopeno, que é um carotenoide inibidor da proliferação das células tumorais.

Alho e cebola

Além de serem temperos maravilhosos para a comida, esses dois alimentos também são ótimos para a saúde do homem. Isso porque, tanto o alho quanto a cebola, têm a capacidade de impedir o crescimento de células cancerosas.

Chá verde

O chá verde tem inúmeros benefícios para a saúde. Um deles é que ajuda na inibição do crescimento de células cancerosas. Estudos mostram que os polifenóis existentes no chá verde podem diminuir, de forma significativa, os níveis de biomarcadores do câncer de próstata.

Fonte: R7,

Imagens: R7, Tudo em grãos

Jovem adolescente tem mãos e pés amputados após sintomas semelhantes à gripe

Artigo anterior

Quantas pessoas já existiram na Terra até hoje?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido