Curiosidades

Quantas pirâmides do Egito Antigo ainda existem?

0

Quando as pessoas pensam no Egito, a primeira coisa que vem à mente são as pirâmides. Essas construções são muito marcantes e sobreviveram até os dias atuais. E mesmo que a maioria das pessoas as relacione com o Egito, a maioria nunca pensou na pergunta: quantas ainda estão de pé?

Por mais que a grande Pirâmide de Gizé seja a maior delas, e a que as pessoas mais lembram, ainda existem várias outras pirâmides espalhadas pela região. Curiosamente, uma boa parte delas é parte de coleções privadas. E pelo fato de várias estarem ou perdidas ou em lugares que são de difícil acesso, ter um número exato de quantas ainda existem é uma coisa complicada.

Geralmente é dito que existem 118 pirâmides, além das três que são as mais conhecidas. Contudo, na realidade, vários pesquisadores questionam esse número por questões de logísticas e até políticas.

“Não acho que seja uma pergunta respondível”, disse Ann Macy Roth , professora clínica de história da arte e estudos hebraicos e judaicos na Universidade de Nova York.

Quantidade

Olhar digital

A quantidade de pirâmides é influenciada por vários fatores. Por exemplo, em algumas dinastias, países foram governados pela mesma dinastia que o Egito e tiveram pirâmides construídas nos locais. Então elas também devem ser contadas?

Além disso, em volta das grandes existem algumas menores que são chamadas de pirâmides secundárias, e elas nem sempre são contadas. “Depende em parte do que você chama de pirâmide”, disse Mark Lehner, presidente da Ancient Egypt Research Associates.

A fala dele pode parecer confusa, mas faz sentido, já que não eram todas as pirâmides que terminavam. Aquelas que estão inacabadas também devem ser contadas? Ou quão grande a construção tem que ser para ser considerada como finalizada?

Por mais que essas perguntas gerem uma discussão, quando se necessita de uma precisão a respeito do número de pirâmides, o mais confiável é o 118, mesmo ele sendo uma estimativa. No entanto, os pesquisadores dizem que ele é o mais perto do real que se tem hoje.

Pirâmides

As pirâmides são construções que impressionam quando vistas do chão. E podem ser ainda mais interessantes quando são vistas por outro ângulo, como por exemplo, do céu. E através de drones as pessoas podem ter essa visão.

Foi justamente esse ponto de vista que Alexander Ladanivskyy, um fotógrafo ucraniano, quis trazer em seu trabalho. Ele usou um drone para sobrevoar uma das pirâmides do Egito. Da mesma forma que um pássaro as veria em seu voo, o registro feito mostra que o prazer de estar nas alturas também está na paisagem e na nova forma que se enxerga os detalhes.

O voo foi realizado sobre a Grande Pirâmide de Gizé, que já foi apontada como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo no ano de 225 antes da Era Comum. Contudo, sua construção é ainda mais antiga. Ela é datada de 4.600 anos.

Ao todo, a pirâmide tem mais de 146 metros de altura. E por aproximadamente três mil anos foi a construção mais alta feita pela humanidade, até que se criou a Catedral Lincoln, na Inglaterra. Ela foi construída em 1311 e é a única das antigas maravilhas que ainda existem.

A Grande Pirâmide de Gizé está nos arredores de Cairo, a capital do Egito, e é a maior e mais conhecida das pirâmides que, juntas, formam a Necrópole de Gizé. Foi construída para ser o túmulo do faraó Quéops. Para essa obra, estima-se que foram usados 5 milhões e 500 mil toneladas de calcário, oito mil toneladas de granito e 500 mil toneladas de argamassa.

Originalmente, a pirâmide era coberta com blocos de pedra calcária branca que brilhavam na luz do sol. Contudo, hoje em dia, apenas algumas dessas pedras ainda resistem na base dessa construção.

Em seu trabalho, Ladanivskyy sempre procura registros únicos dos lugares que ele visita ao redor do mundo. O foco desse profissional, especialista em fotografias de viagem, é justamente encontrar pontos de vista que o turista comum não tem.

Para fazer o voo por cima da Grande Pirâmide de Gizé, o homem contou com a ajuda, e autorização, do Ministério do Turismo egípcio. Feito isso, Ladanivskyy registrou fotos incríveis de um monumento que é muito conhecido no mundo todo, mas ele conseguiu apresentá-lo com uma outra perspectiva.

Fonte: Olhar digital, Hypeness

Imagens: Olhar digital, Instagram

SpaceX lançou com sucesso novos astronautas para a Estação Espacial Internacional

Artigo anterior

Novo dispositivo dá às vítimas de derrame a possibilidade de ”falar com a mão”

Próximo artigo