Curiosidades

Quantos planetas parecidos com o nosso tem no universo?

0

O nosso sistema solar é composto por diversos corpos. Planetas, o sol, cometas, meteoritos, exoplanetas e diversas coisas estão presentes em nossa galáxia. O sol é a nossa estrela, a principal do nosso Sistema e por esse motivo, os planetas giram em torno do mesmo. Até o momento, só conhecemos vida aqui na Terra, pois os demais planetas que compõem o sistema solar não oferecem condições de vida. No entanto, existem estudos a respeito dos exoplanetas. E alguns já afirmam que há outros lugares que podem abrigar seres humanos, animais e plantas.

Todo planeta que gira ao redor de uma estrela que não seja o nosso sol é um exoplaneta. E no total, astrônomos do mundo todo já encontraram 4.383 planetas desse tipo em vários lugares do espaço. Desses, 159 são superterras, ou seja, têm a massa maior que a Terra, e 47 são terrestres, o que quer dizer que, da mesma forma que o nosso planeta e Marte, eles possuem uma superfície sólida.

Planetas

E os 206 planetas mais próximos que poderiam ser chamados de irmãos da Terra ainda não mostraram sinais de que abrigam vida. Além disso, vários deles já até tiveram essa possibilidade descartada.

Alguns exoplanetas intrigam mais a comunidade científica, como é o caso dos do sistema solar Gliese, que está localizado a 20 anos-luz da Terra. Nesse sistema existem quatro planetas girando ao redor de uma estrela anã-vermelha.

Um desses exoplanetas é o Gliese 581 c. Ele foi o primeiro exoplaneta possivelmente habitável encontrado na história. A órbita dele em volta da anã-vermelha está em uma região parecida com a da Terra com relação ao sol. Ou seja, está em uma zona habitável.

No entanto, depois de análises feitas, foi descoberto que esse exoplaneta é quente demais para abrigar vida. Então, toda a atenção se voltou para o Gliese 581 g. Esse é um planeta que pode existir pela região, mas que ainda não foi confirmado.

De acordo com pesquisas, esse planeta também está localizado na zona habitável. E se ele for de superfície rochosa, assim como o nosso, poderá ter água no estado líquido. O que é um grande catalisador para o surgimento de vida.

Parecidos

Embora os pesquisadores tenham encontrado 100 planetas parecidos com a Terra, podem existir, pelo menos, 17 bilhões deles. E isso apenas na Via Láctea. Esses números foram obtidos segundo os cálculos de astrofísicos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. E se essa pesquisa for ampliada para qualquer tipo de planeta, o resultado aumenta para aproximadamente 100 bilhões.

Segundo o astrônomo Carl Sagan, se baseando na equação de Drake, nesse momento na Via Láctea pode haver um milhão de civilizações que tenham tecnologia para se comunicar conosco. E já existem laboratórios que estão analisando as ondas de rádio vindas do espaço e de outros planetas. Mas até o momento nada foi encontrado.

Busca

Essa busca por outros planetas parece ser bem difícil. Seja a busca por planetas habitáveis ou não. Isso porque, diferente das estrelas que emitem seu brilho para distâncias enormes, os planetas não emitem luz.

Além disso, esses planetas estão bem longe do sistema solar. Por isso é preciso telescópios potentes para conseguir localizá-los. E para piorar essa busca, eles são ofuscados pelo brilho das estrelas que orbitam.

Mesmo que a tecnologia disponível atualmente seja avançada, ela ainda não dá aos telescópios a possibilidade de enxergar a atmosfera dos planetas distantes. Contudo, esse cenário deve mudar até 2030 com a inauguração de, pelo menos, três telescópios. O esperado James Webb, que deve ser inaugurado ainda esse ano, o de Trinta Metros que está sendo construído no Havaí, e o E-ELT (Telescópio Europeu Extremamente Grande).

Os genes da pessoa determinam quanto tempo ela vai viver? A ciência respondeu

Matéria anterior

7 personagens secundários que roubaram a cena nas novelas

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.