• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Que coisas o homem trouxe da lua?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Sem categoria      07/05/15 às 20h06

A viagem do homem a lua rendeu uma das teorias da conspiração mais populares a nível mundial. Ela ocorreu no dia 20 de julho de 1969, quando os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin pousaram na superfície lunar.

A aventura espacial foi transmitida pela TV e foi um marco na história da humanidade. Mas não pense que os astronautas apenas visitaram a lua, eles também trouxeram algumas coisinhas de lá.

Amostras de solos e rochas

pedra

A Lua foi muito explorada em missões espaciais. Ao todo, três espaçonaves-robôs retiraram amostras  de solo do planeta e trouxeram para a Terra: Luna, da União Soviética, e seis missões Apollo tripuladas, dos Estados Unidos.

A Luna 16, de 1970, retirou 101 gramas de solo lunar. Já a Luna 20, de 1972, carregou mais 55 gramas, quatro anos depois, a Luna 24 trouxe mais 170 gramas. Para a retirada das amostras, as espaçonaves usaram robôs com brocas para perfurar o solo.

Já as missões tripuladas Apollo duraram de 1969 a 1972 e trouxeram pedras e rochas. Cerca de 2 200 pedras foram trazidas para a Terra, elas juntas pesavam aproximadamente 400 quilos.

Para que serviram as amostras?

rochaa

As missões espaciais foram realizadas para tentar entender melhor o espaço e a formação dos planetas, luas etc. As amostras trazidas foram analisadas e permitiram entender um pouco mais sobre a nossa lua.

Nas amostras de solo lunar os cientistas descobriram que nele existe basalto, de antigas rochas ígneas e uma estrutura laminada, com várias camadas depositadas umas sobre as outras.

Além disso, nas milhares de pedras e rochas foram encontradas 75 novas variedades de minerais.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+