História

Quem é Kurt Gödel, o filósofo que se tornou paranoico demais até para comer

0

Um dos matemáticos mais importantes da história foi Kurt Gödel, cujos teoremas desafiaram muitas certezas mantidas pelos cientistas no século XX. De acordo com a Universidade de Princeton, ele abalou os fundamentos da compreensão humana da mente.

No entanto, isso não impediu sua mente de dominá-lo no final da vida. Entenda como sua paranoia evoluiu a pontos irremediáveis.

Vida de Kurt Gödel

Kurt Gödel, nascido em 1906, na Áustria, foi uma pessoa curiosa desde a infância e ficou conhecido como “senhor por quê” por sua família, devido à sua inclinação para questionar tudo ao seu redor.

Essa característica foi um traço fundamental em sua personalidade que se refletiu em suas teorias, que mudaram a maneira como as pessoas entendiam muitas coisas.

Os teoremas propostos pelo matemático comprovavam que a matemática nem sempre conseguia comprovação por cálculos.

Isso revolucionou a matemática e influenciou muitos outros cientistas que vieram depois dele a criarem fórmulas que são importantes até hoje.

Kurt Gödel mostrou que existem afirmações que são verdadeiras e que, no entanto, não podem ser confirmadas por meio de contas.

Além de sua contribuição para a matemática, Gödel tornou-se amigo do físico mais famoso do mundo, Albert Einstein.

Via UOL

Os dois costumavam fazer caminhadas até o Instituto de Estudos Avançados de Princeton e conversavam sobre ciência e outros assuntos. Ambos eram opostos em personalidade. Einstein era gregário e engraçado, enquanto Gödel era solene, solitário e pessimista.

No entanto, a amizade deles foi muito importante e deixou um legado duradouro na história da ciência.

Prêmio

O Prêmio Gödel é um prestigioso prêmio de ciência da computação, concedido anualmente desde 1993 pela Association for Computing Machinery (ACM), em homenagem ao próprio Kurt Gödel.

O prêmio visa pesquisadores que tenham feito contribuições significativas e duradouras para a ciência da computação, com destaque para o campo da teoria da computação.

Ele é amplamente popular na academia, como uma das honrarias mais prestigiosas em ciência da computação.

Isso porque reconhece pesquisadores cujas contribuições teóricas têm implicações significativas para a prática da computação e cujo trabalho tem sido altamente influente na comunidade acadêmica e industrial.

Via ABCC

Cada ano, um comitê independente nomeia um júri para selecionar o vencedor do Prêmio Gödel. O prêmio é normalmente entregue na Conferência Anual da ACM em Teoria da Computação (ACM Symposium on Theory of Computing), onde o vencedor apresenta sua pesquisa.

Entre os vencedores do Prêmio Gödel estão alguns dos mais renomados pesquisadores em ciência da computação, como Avi Wigderson, Oded Goldreich, Cynthia Dwork e outros.

O Prêmio Gödel continua sendo um dos mais altos reconhecimentos na área da ciência da computação, honrando os mais brilhantes e inovadores pesquisadores que estão fazendo contribuições significativas para a compreensão da ciência da computação.

Além disso, foi uma forma de homenagem o filósofo e suas contribuições para a ciência e tecnologia.

Paranoias

Via Unicamp

Apesar de sua genialidade, as paranoias de Kurt Gödel nunca se acalmaram completamente.

Durante o final de sua carreira, ele desenvolveu um medo extremo de ser envenenado e passou a comer apenas quando sua esposa, Adele, experimentava primeiro sua comida.

Finalmente, quando ela foi para o hospital por um longo período, Gödel mal comia e acabou morrendo aos 71 anos, em 1979, pesando cerca de 30 kg.

Seu atestado de óbito alegou que a causa da morte era “desnutrição e inanição causada por distúrbio de personalidade”.

Fica claro que, apesar de sua brilhante mente e de suas contribuições significativas para a matemática e a ciência, Gödel não conseguiu escapar de suas preocupações e transtornos mentais.

Essa tragédia é um lembrete de que, mesmo para os mais brilhantes e talentosos, a saúde mental é uma preocupação séria. Por isso, deve receber tratamentos com o devido cuidado.

 

Fonte: UOL

Imagens: UOL, Unicamp, ABCC

Camada de gordura é colocada em carne de laboratório para ficar mais suculenta

Artigo anterior

Você sabia que um cão desativou uma bomba na II Guerra fazendo xixi nela?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido