Curiosidades

Quem é Viktor Bout, mercenário que foi usado para troca de prisioneiros entre EUA e Rússia

0

Os Estados Unidos e a Rússia travam uma batalha há anos. Embora não vivam em confronto, os dois países têm muitas diferenças e vez ou outra algo relacionado a isso vem à tona. Recentemente, a jogadora de basquete bicampeã olímpica Brittney Griner trouxe uma história antiga a respeito dessa rixa.

Brittney estava presa na Rússia desde o começo desse ano (2022). A prisão ocorreu porque ela foi pega no aeroporto do país com óleo de cannabis. Qualquer produto da cannabis é extremamente proibido por lá, tanto para fins recreativos quanto para fins medicinais. Desde então, começou-se uma corrida no país norte-americano para tentar libertar Brittney.

Fãs do esporte, sua família e até mesmo Joe Biden, o presidente americano, iniciaram uma campanha de muita luta. Na última quinta-feira (8 de dezembro), os dois países decidiram fazer uma troca de prisioneiros após muita negociação. O Krenlin pediu, em troca de Brittney, que os Estados Unidos libertassem Viktor Bout. Embora muitos não conheçam, Bout é um famoso negociante de armas, que inclusive serviu de inspiração para filmes de Hollywood. Conheça um pouco mais sobre ele a seguir.

Viktor Bout, o ex-tenente-coronel da Rússia

Viktor Bout, o nome que veio à tona recentemente, é um ex-tenente-coronel do Exército Soviético preso pelos Estados Unidos. O Departamento de Justiça dos EUA ainda apontou Viktor como um dos maiores e mais poderoso traficantes de armas da história. Ele ainda inclusive chegou a ser o homem mais procurado do planeta por causa da sua fama como negociante internacional de armas. Recebeu o apelido de “Mercador da Morte” em uma biografia de 2007.

Viktor se tornou famoso por sua disposição de armar grupos interessados por onde passava. Ele estava envolvido com as milícias em Serra Leoa, até mesmo no brutal regime liberiano de Charles Taylor e o Talibã. Devido à sua fama, o mercador da Rússia foi inspiração para o filme “Senhor das Armas”, estrelado por Nicholas Cage, lançado no ano de 2005.

Viktor nasceu em Dushanbe, no Tadjiquistão soviético, no ano de 1967. Para chegar aonde chegou, Bout estudou para ficar fluente em várias línguas. Em seu currículo tem o cargo de tradutor militar, inclusive em Angola.

Como Viktor ficou conhecido?

Após o grande colapso da União Soviética em 1991, Viktor conseguiu capitalizar um excesso de armas baratas de fabricação soviética. Essas poderiam ser vendidas ainda para a África, Ásia e América do Sul. Atuando nos Emirados Árabes Unidos, Bout utilizou uma frota de aviões da era soviética para fornecer essas armas aos senhores da guerra de vários países pelo mundo. Ele se tornou, de fato, muito grande no seu meio.

Em 2008, Viktor finalmente foi preso na Tailândia. Para tal feito, foi montada toda uma operação policial dos Estados Unidos. Os agentes conseguiram gravar Viktor oferecendo-se para vender mísseis para umas pessoas suspeitas. Segundo os oficiais americanos, esses podem ser guerrilheiros esquerdistas colombianos.

Após quatro anos, mais precisamente no ano de 2012, Viktor foi condenado a 25 anos de prisão por um tribunal dos Estados Unidos. Shira Scheindlin, juíza federal de Nova York, rejeitou o pedido da promotoria de prisão perpétua. Sendo assim, decretou que esses 25 anos presos no país seriam suficientes para os crimes cometidos por Bout.

A Rússia sempre tentou resgatar Bout a todo custo. Eles proclamaram constantemente sua inocência, descrevendo esse caso como uma flagrante injustiça, tentando levá-lo de volta ao país soviético. Os motivos? Apenas suspeitamos, mas nunca sabemos a real intenção do governo russo.

Fonte: G1

Lívian Aragão atualiza estado de saúde do pai, Renato Aragão

Artigo anterior

Como descobrir o QI de uma pessoa?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido