Curiosidades

Quer aprender um novo idioma? Escrever à mão é melhor do que digitar

0

Todos nós queremos falar mais do que o nosso idioma de origem, não é mesmo? Que bom seria chegar em qualquer país e conseguir se comunicar com as pessoas sem qualquer tipo de dificuldade. Contudo, não são todos que tem essa facilidade ou a oportunidade de aprender um novo idioma.

Nesse processo de aprendizado existem alguns truques que podem te ajudar a aprender mais rápido. E em um mundo cada vez mais tecnológico, será que escrever com lápis e caneta ainda oferece alguma coisa útil para as pessoas? A resposta é sim, de acordo com um novo estudo realizado.

Estudo

Para esse levantamento, os pesquisadores colocaram 42 voluntários adultos para aprender o alfabeto árabe do zero. Alguns participantes  escreveram o alfabeto no papel, já outros digitaram. Tivemos também os que assistiram e responderam às instruções do vídeo.

Os voluntários que estavam no grupo de caligrafia não somente aprenderam as letras mais rápido, como também foram mais capazes de aplicar o seu conhecimento em outras áreas. Como por exemplo, usando as letras para formar novas palavras e reconhecer palavras que não tinham visto antes.

“A questão que existe para pais e educadores é por que nossos filhos deveriam gastar todo o tempo escrevendo à mão. Obviamente, você será um redator melhor se praticar. Mas, como as pessoas escrevem menos, quem se importa? A verdadeira questão é: existem outros benefícios na escrita à mão que tenham a ver com leitura, ortografia e compreensão? Descobrimos que definitivamente existem”, disse a cientista cognitiva Brenda Rapp,  da Universidade Johns Hopkins.

Escrever

 

Depois disso, os pesquisadores testaram os grupos de voluntários para ver como o aprendizado poderia ser generalizado. Em todos os testes de acompanhamento, onde foram usadas habilidades nas quais eles não tinham sido treinados, o grupo que escreveu as letras à mão teve um desempenho melhor nas atividades. Eles conseguiram nomear as letras, soletrar palavras e lê-las com mais facilidade.

O estudo mostrou que os benefícios do ensino através da escrita vão muito além de uma caligrafia melhor. Também existem vantagens em outras áreas do aprendizado de idiomas. Até porque, parece que o conhecimento fica mais fixado na mente através da escrita.

“A principal lição é que, embora todos fossem bons em reconhecer letras, o treinamento de redação foi o melhor em todas as outras medidas. E eles precisaram de menos tempo para chegar lá”, disse o cientista cognitivo Robert Wiley, da Universidade da Carolina do Norte, Greensboro.

Observações

Por mais que as 42 pessoas que participaram da pesquisa não sejam uma amostra grande para um estudo desse tipo, as tendências mostradas aqui indicam que a caneta e o papel ainda são importantes no processo de aprendizagem.

Além disso, embora esse estudo tenha sido feito com adultos, os pesquisadores dizem que suas descobertas também devem ser relevantes para as crianças. E vários levantamentos anteriores apontaram as vantagens de copiar como uma forma de aprendizagem.

“Com a escrita, você obtém uma representação mais forte em sua mente que permite que você se prepare para esses outros tipos de tarefas que não envolvem escrita à mão de forma alguma”, concluiu Wiley.

Virgin Galactic vai sortear duas passagens para o espaço

Matéria anterior

A energia renovável é viável para países inteiros?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Você também pode gostar