Curiosidades

Resultado de teste de DNA de jovem que diz ser Madeleine McCann é divulgado

0

O caso de Madeleine McCann, uma criança britânica que desapareceu quando tinha três anos de idade durante suas férias com seus pais em um aldeamento na Praia da Luz, no Algarve, em Portugal, é um dos desaparecimentos mais intrigantes do mundo. O caso aconteceu em 2007 e até hoje repercute.

Esse ano, o caso voltou a ser bastante comentado no mundo todo porque uma jovem polonesa, que se identifica como Julia, fez uma conta no Instagram e mostra “evidências” de que, na realidade, ela é Madeleine McCann. O perfil do Instagram da menina é @iammadeleinemccan e nele a jovem posta fotos, vídeos e relatos em que diz ser a menina desaparecida desde 2007.

É ou não Madeleine?

Diário de Pernambuco

Agora, foi divulgado o resultado do teste de DNA que a jovem fez. De acordo com o exame, ela não é a garota desaparecida, como já tinha sido comprovado pela polícia da Polônia.

Esse resultado foi feito por Fia Johansson, uma detetive particular que estava ajudando Julia depois que seu caso repercutiu no mundo todo. Como mostra o DNA, a jovem é 100% da Polônia e tem traços que mostram sua descendência russa e lituana.

“Os resultados não mostram nenhuma conexão a raízes inglesas ou alemãs”, escreveu a detetive em um post no Instagram.

Por mais que o resultado tenha mostrado que Julia não é Madeleine, a detetive enalteceu toda a movimentação e mobilização que a jovem fez para descobrir a verdade. “Pelo menos Julia fez com que os investigadores se mexessem em relação ao caso McCann”, disse ela.

Alegações

F5

Toda essa movimentação começou quando Julia afirmou em seu Instagram que tinha desconfianças de que ela poderia ser Madeleine.

“Primeira razão… Não me lembro da maior parte da minha infância, mas minha memória mais antiga é muito forte e é sobre férias em um lugar quente onde havia praia e edifícios brancos ou muito claros com apartamentos. Lembro que vi tartarugas na praia era a pequena baía, pelo que me lembro, vi tartarugas naquela época e havia outras crianças e elas tentavam tocar nas tartarugas pequenas. Não vejo minha família nesta memória”, escreveu ela em um dos posts.

Logicamente isso gerou interesse em todos, até porque a menina nunca foi encontrada viva ou morta. Em determinado momento, Julia até disse que Gary e Kate, os pais de Madeleine, tinham aceitado fazer um exame de DNA. Contudo, eles nunca disseram nada oficialmente.

No caso dos pais de Julia, eles se negaram a fazer um teste de DNA, dizendo que a filha sofre com problemas mentais e sempre quis ser alguém famoso. Até mesmo a polícia do país já tinha descartado a possibilidade de ela ser a criança desaparecida em 2007.

Além da polícia da Polônia, um detetive que já trabalhou no caso de desaparecimento também analisou os relatos feitos pela jovem. De acordo com o detetive particular espanhol Francisco Marco, “sem conhecer os detalhes a fundo, não me faz sentido. Não acho que seja ela”.

Caso

Metro world news

Madeleine McCann desapareceu no dia três de maio de 2007, quando a família McCann estava de férias em Portugal pela primeira vez. Na noite do desaparecimento, os pais de Madeleine tinham ido jantar com uns amigos no hotel e deixaram a menina e os irmãos dormindo no quarto.

Segundo os pais da menina, a cada 20 ou 30 minutos, eles iam até o quarto checar se estava tudo bem. Por volta das 22 horas, Kate McCann foi até o quarto e quando chegou lá, sua filha não estava mais na cama e a janela do quarto estava semiaberta.

A mãe da menina voltou para o restaurante e contou que Madeleine não estava mais no quarto e estava desaparecida. Os pais procuraram por ela no apartamento e em todo o hotel, mas não tiveram nenhum resultado. Depois disso, chamaram a polícia.

A polícia considerou o caso como um sequestro, porém, não encontrou pistas e nem vestígios que apontassem nesse sentido ou que levassem à possibilidade de descobrir o paradeiro de Madeleine.

Por isso, o desaparecimento da menina virou o mais famoso do mundo e ainda não foi resolvido.

Depois de 14 anos de investigações controversas e pela exoneração dos pais, Gerry e Kate McCann, a Justiça portuguesa encerrou o processo em 2008. Entretanto, depois de cinco anos ele foi reaberto por conta de “novos elementos”. E até junho de 2020 o caso não teve nenhum avanço.

Fonte: UOL, R7

Imagens: Diário de Pernambuco, F5, Metro world news

Estrela de Grey’s Anatomy revela incêndio que destruiu sua casa e matou quatro animais de estimação

Artigo anterior

Jovem que cheirou pimenta dá primeiros passos na sua recuperação

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido