Curiosidades

Rio de Janeiro tem temperatura recorde e sensação térmica de 54°C

0

“Rio 40°, cidade maravilha purgatório da beleza e do caos”. Muitas pessoas já ouviram essa música e até se referem ao Rio com essa temperatura emblemática. Contudo, a cidade maravilhosa ultrapassou, e muito, os tão famosos 40°. Pelo terceiro dia consecutivo, o Rio de Janeiro teve um novo recorde de calor. Às 15h30, os termômetros marcavam 40,3°C na estação Irajá, mas a sensação térmica era de 54°C às 13h30.

Segundo os dados do Sistema Alerta Rio, da Prefeitura do Rio, a máxima vista no sábado foi de 39,1°C com a sensação térmica de 51°C. E o terceiro dia mais quente visto até agora no verão carioca foi na última quinta-feira, com a temperatura sendo de 38,8°C e a sensação térmica de 47,3° C.

Rio de Janeiro

Claro que por conta do calor várias pessoas foram para a praia. E como se não bastasse enfrentar um praia cheia, os banhistas que estavam no Leme, na zona sul do Rio, presenciaram a queda de um balão. Como é possível ver em imagens divulgadas nas redes sociais, o balão cai no meio dos banhistas na areia. Contudo, ainda não se tem informações sobre feridos ou se houve algum.

Por mais que o Rio de Janeiro tenha visto a temperatura recorde no domingo durante o dia, à noite a previsão era de pancadas de chuvas rápidas e isoladas, tendo a possibilidade de raios.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, a previsão para o começo da semana é que na terça-feira a temperatura máxima seja de 40°C, com possibilidade baixa de pancadas de chuva rápidas e isoladas.

Temperatura

Diário do Rio

Conforme o tempo passa, a temperatura média de todo o mundo está tendo altas extremamente preocupantes, e um dos principais culpados é o aquecimento global. Essas temperaturas altas têm afetado a vida de todos. O pior de tudo é que, em casos graves, elas podem levar à morte.

Pode parecer um exagero alguém pensar que as pessoas realmente morrem de calor, mas isso, infelizmente, é uma realidade. Esse processo de degradação do estado de saúde provocado pelo calor é chamado hipertermia. Ela é quando o corpo fica com uma temperatura mais elevada do que o normal e gera desequilíbrios graves.

“O organismo começa a ‘cozinhar’ por dentro, desequilibrando todo o metabolismo”, explicou Carlos Machado, clínico geral especialista em medicina preventiva.

Esse “cozimento” por dentro é, na realidade, o processo que começa com a alteração das proteínas que estão presentes no sangue e termina com complicações nos órgãos vitais.

Conforme explica a paramédica Priscila Currie, os casos mais comuns que envolvem as altas temperaturas e o calor são com pessoas desmaiando, desidratadas ou com insolação. Além disso, aquelas que já sofrem com doenças cardiovasculares também sofrem com o clima quente. Isso porque, com a temperatura mais alta o problema dessas pessoas fica ainda mais acentuado.

Esse quadro se chama hipertermia. No entanto, existem três tipos diferentes. A clássica, que está relacionada à exposição excessiva ao calor e ao sol; a de esforço físico, que acontece quando a pessoa faz alguma atividade e o corpo não consegue voltar para sua temperatura normal; e a maligna, que resulta do uso de determinados medicamentos, como analgésicos.

“Uma pessoa que fica com temperaturas altas durante muito tempo sofre hemólise, que é a destruição dos glóbulos vermelhos. O corpo começa a alterar as proteínas sanguíneas, e temos que lembrar que tudo no nosso corpo é proteína. Anticorpos, células, glóbulos brancos, o plasma sanguíneo, tudo isso começa a ser desnaturado. A frequência cardíaca sobe muito, rins, fígado e cérebro passam a ter dificuldade de funcionamento”, explicou Carlos Machado, clínico geral especialista em medicina preventiva.

A hipertermia é uma doença, e como a maioria delas, ela também tem seus sintomas, como por exemplo, transpiração excessiva, dores de cabeça, tontura, fraqueza, cãibras, alucinações, convulsões, pressão arterial baixa, respiração curta e acelerada, desmaios, náuseas e vômitos.

A morte por conta de temperatura alta e calor pode acontecer se uma pessoa apresentar esses sintomas e não tiver um atendimento médico.

Fonte: UOL, G1

Imagens: Twitter, Diário do Rio

NASA encontra novo planeta que pode ser habitável

Artigo anterior

Segundo ciência, seu amigo chato é o que mais te quer bem

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido