Entretenimento

Por que a pressão cai no calor?

0

Tempo quente e abafado é sinônimo de queda de pressão arterial em alguns indivíduos, que podem chegar a ter desmaios. Pessoas sedentárias, com problemas cardíacos e idosas são mais propensas a sofrer com a queda de pressão. Fraqueza e sonolência são alguns dos sintomas e, para evitar o problema, algumas medidas podem ser tomadas.

Por que a pressão cai no calor?

Minha saúde

Em situações de calor, a queda na pressão arterial é causada pela dilatação dos vasos sanguíneos da pele. Esse episódio ocorre devido à necessidade de dissipar o calor interno do corpo. A partir da dilatação dos vasos, o calor é transmitido para a superfície da pele e dissipado para o ambiente.

A dilatação intensa afeta a circulação cerebral. Quando a pressão arterial cerebral fica abaixo do limite necessário para o bom funcionamento, surgem os sintomas já conhecidos, como escurecimento da vista, tontura e até desmaios.

Fatores como desidratação, jejum prolongado, uso excessivo de remédios contra hipertensão e para emagrecer podem contribuir ainda mais para as quedas de pressão. Aliados ao calor, a pessoa que se encontra em um desses quadros pode se sentir mal por um tempo maior.

Medidas de prevenção

A prática regular de exercícios físicos é uma aliada na prevenção das quedas repentinas de pressão em dias quentes. Além disso, manter-se bem hidratado ajuda a prevenir o quadro.

Embora pareça uma coisa simples, evitar lugares quentes pode ser muito eficaz para pessoas que apresentam queda de pressão com frequência. Levar um estilo de vida saudável também é eficaz, não só para a prevenção deste problema, mas de diversas doenças e acometimentos.

É importante salientar que quedas de pressão isoladas não são perigosas. Mas, se acontecem com frequência, pode ser um indicativo de doenças graves, como embolia pulmonar, diabetes e infarto. Consultas regulares ao médico e a realização de exames podem identificar problemas no início, o que aumenta as chances de manter uma boa qualidade de vida.

Lugares com as águas mais cristalinas do mundo

Artigo anterior

As cidades mais perigosas do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido