Notícias

Saiba a história dos corações grafitados em muros de Goiânia que viralizam nas redes sociais

0

Quem já passeou pelas ruas de Goiânia (Goiás) já deve ter notado um coração vermelho grafitado em algum muro da cidade. A arte viralizou na internet logo depois de um vídeo em que mostra a pintura em diversos pontos da capital.

@popolis66 deve ter uns 100 desses corações espalhados pela cidade #foryou #fly #goiania #goias ♬ som original – letras de músicas 💙✨🎼

Conhecido como “coração de rua”, o desenho foi feito pelo artista e empresário goiano Homero Maurício de Araújo Granjeiro, de 34 anos.

“Não foi nada planejado. Simplesmente aconteceu. Minha ideia sempre foi fazer uma pequena diferença na estética da cidade através da arte e levar uma mensagem de amor por toda parte”, disse Homero ao G1.

De acordo com o artista, a arte de rua sempre fez parte da vida dele e que ela é uma das suas paixões desde a infância. Natural de Goiânia, o artista passou a infância e a adolescência com a família em Bela Vista de Goiás.

O vídeo viralizou no TikTok e conta com quase 600 mil visualizações. A publicação faz uma brincadeira ao relacionar os corações espalhados na rua com quem mora em Goiânia, como uma maneira de identificação da cidade.

Pintura fora dos muros de Goiânia

Foto: Homero/ Arquivo pessoal/ G1

Além das artes espalhadas por Goiânia, Homero contou que também possui a pintura do coração de rua em cidades como Chicago e New York, nos Estados Unidos, em Paris, na França e em Berlim, na Alemanha e também na África.

“Amo Goiânia, mas hoje atuo mais vendendo meus trabalhos em Miami e New York. Divido meu tempo com artes digitais, pintura de obras físicas em telas e artes nas ruas”, informou ele.

Foto: Homero/ Arquivo pessoal/ G1

Existem cerca de 3 mil corações de rua espalhados pela cidade, alguns deles ficam localizados na Avenida 85, no monumento construído pelo ex-prefeito de Goiânia, Íris Rezende, na Avenida D, na Avenida T-7, e outros.

Para fazer o desenho do coração de rua, Homero utiliza tinta spray. Por causa do sucesso da arte, ele já grafitou carro, helicóptero e um ônibus da equipe do cantor sertanejo Lucas Lucco. Além disso, ele já desenhou na escadaria do estádio Serra Dourada no evento Villa Mix Festival em 2018.

“A missão dessa arte é aproximar as pessoas e conectar através da arte. Quem dá o significado do coração são as pessoas. Algumas podem ver amor e alegria, outras sofrimento e dor”, disse o empresário ao G1.

Onde tudo começou

Foto: Homero/ Arquivo pessoal/ G1

Homero fez a arte do primeiro coração de rua em janeiro de 2015 em um muro, perto de um hospital particular, na Avenida T-7 no Setor Bueno, em Goiânia.

“Eu não tinha planos de repetir a arte em outro ponto, mas logo as pessoas começaram a perceber, fotografar e postar nas redes sociais querendo saber o que era e quem pintava”, contou.

De acordo com o artista, no começo ele preferia não revelar a sua identidade. No entanto, com o passar do tempo percebeu e entendeu que muitas pessoas desejavam saber quem era o autor dos desenhos.

“As pessoas queriam saber quem pintava, queriam um significado mesmo que óbvio que é o símbolo do amor. Daí assumi publicamente”, disse Homero.

Além disso, Homero ainda destacou que se compromete a apagar as artes das paredes e muros em que o proprietário não gostou do coração grafitado.

“A ideia é de aproximar e não gerar raiva. Muitas pessoas começaram a anular o coração, escrever em cima, mas isso nunca me chateou. Na verdade, eu valorizo essa conversa que a arte de rua proporciona através do grafite”, disse o artista.

Fonte: G1

Zuckerberg promete melhorar visual do seu metaverso após foto virar meme

Artigo anterior

Entenda como funcionam os relógios atômicos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido