Curiosidades

Saiba como funciona o pagamento por aproximação

0

A pandemia da covid-19 fez com que muitos hábitos fossem repensados e mudou a forma como a sociedade consome produtos e interage com outras pessoas. Por medo da contaminação, foi diminuído o uso de dinheiro em espécie e cresceu a utilização de pagamentos feitos por cartão de crédito e através de aproximação.

No mês de abril de 2020, a consultoria Kantar em parceria com a Visa divulgou um estudo que aponta que 41% dos consumidores escolheram usar cartões de débito e crédito no começo da pandemia.

Uma pesquisa feita pela RTi Research, nos Estados Unidos, apontou que em março de 2020, 30% dos consumidores utilizaram pela primeira vez um método de pagamento por aproximação, entre eles, 70% aprovaram essa forma de pagamento.

Outro estudo que fala sobre essa forma de pagamento foi realizado pela Mastercard em 2020. Na pesquisa, foi apontado que as transações sem contato cresceram duas vezes mais rápido que as transações regulares nos estabelecimentos de mercearia e drogarias, durante os meses de fevereiro e março daquele ano.

De acordo com a empresa, 79% dos entrevistados em todo o mundo escolheram o pagamento sem contato. Como motivação para isso, foram apontados fatores de limpeza e segurança.

Como usar pagamento por aproximação

Foto: Reprodução

Fazer um pagamento por aproximação é consideravelmente fácil. Ele pode ser feito usando um cartão de débito ou crédito que tenha a tecnologia, ou por meio de smartphone, smartwatch ou pulseira que tenham a tecnologia NFC (Near Field Communication, traduzida como comunicação por campo de proximidade) habilitada.

Para conferir se seu cartão possui essa tecnologia, procure pelo símbolo que se parece com o ícone de wi-fi de lado. A máquina do estabelecimento também precisa ter o símbolo acima da tela, mostrando a possibilidade de pagamento por aproximação.

O limite de compras é o mesmo estabelecido pelo cartão de crédito do consumidor, no entanto, alguns cartões colocam um limite para o uso sem a senha. Um exemplo é a Nubank, que começou permitindo que compras de até R$ 50,00 pudessem ser realizadas sem precisar da senha do cliente. Atualmente, o limite é de R$ 100,00, acima desse valor é necessário digitar a senha para a compra ser efetuada.

No caso do cartão de crédito ou débito não oferecer a possibilidade de compra sem contato, você pode usar um smartphone para realizar a operação.

O Google Pay, para usuário do Android, e Apple Pay, para usuários iOS, podem ser utilizados em smartphones que tenham a tecnologia NFC. Basta baixar o aplicativo e incluir o cartão de crédito desejado, seguindo as instruções.

Após o cartão de crédito ser cadastrado, basta você ativar a função NFC do celular ou smartwatch e aproximá-lo da maquininha de cartão do estabelecimento. Quando aprovada, a compra será realizada e seu aparelho será notificado da ação. Se o valor da compra for maior que o limite estabelecido pela empresa, será preciso digitar a senha.

Agilidade e segurança

Foto: Reprodução/Blog Nubank

Algumas cidades, como São Paulo, por exemplo, permitem o pagamento por aproximação em linhas de ônibus do transporte coletivo. Por exemplo, para pagar a passagem não é preciso o uso de senha, isso torna o embarque mais rápido e os passageiros não precisam se preocupar em ter o dinheiro exato da passagem, em facilitar o troco ou em estar portando o cartão específico para embarque.

Mesmo sendo seguro, esse método requer atenção dos usuários. Um exemplo foi durante o Carnaval, em que algumas operadoras orientaram que os clientes desabilitassem a função de pagamento por aproximação. Essa recomendação foi devido ao alto índice de perda e furto de cartão, para evitar que outras pessoas fizessem o uso do cartão sem a necessidade da senha.

Fonte: TecMundo

Apocalipse nuclear: será possível?

Artigo anterior

10 melhores séries distópicas para você assistir

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido