Uma das coisas mais chatas do cotidiano moderno é ter que parar tudo o que se está fazendo, para atender uma chamada e descobrir que, na verdade, se trata de uma ligação originada para lhe oferecer serviços de telefonia, TV por assinatura e internet. Porém, isso pode estar prestes a acabar.
A Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, fez hoje o lançamento do site e serviço ‘Não Me Perturbe‘. No site, que entrou no ar nesta terça-feira, 16 de julho, os consumidores poderão realizar seu cadastro para não mais receberem este tipo de ligação. Qualquer consumidor poderá incluir seus números de telefone no portal. Para o bloqueio, a Anatel informa que é preciso aguardar um prazo de 30 dias a contar da solicitação no site. Caso isso não ocorra, o usuário deve abrir uma reclamação no site, informando o problema.
A iniciativa parte de um acordo com as empresas de telecomunicação Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo. Elas assinaram um acordo, recentemente, com o órgão do governo e deverão divulgar a ferramenta amplamente. As empresas que descumprirem o acordo podem receber advertências ou serem penalizadas com multas de até 50 milhões de reais.
Segundo o que informou a Anatel, estudos estimaram que, ao menos um terço das ligações indesejadas no Brasil, acontecem com a finalidade de vender produtos e serviços de telecomunicação. O bloqueio de chamadas afetará apenas aquelas feitas por empresas de telecomunicações. Chamadas realizadas por empresas de outros setores podem continuar ocorrendo.
Como se cadastrar?
1 – Faça um cadastro informando seu nome, e-mail e CPF no site do Não Me Perturbe.
2 – Posteriormente, adicione os números que você deseja que não sejam mais perturbados com as ligações. Eles precisam ter a mesma titularidade do CPF cadastrado na lista. Escolha então quais operadoras você deseja bloquear.
3 – Agora é só aguardar em torno de trinta dias para que os bloqueios sejam efetivados.
Caso o usuário deseje efetuar o descadastro de um número e voltar a receber as chamadas de telemarketing, ele também poderá efetuar tal solicitação no site. Para isso, basta que ele vá até Cadastro > Solicitar desbloqueio > e selecione o número a ser excluído.
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