A nossa natureza é extremamente rica em diversidade. Há inúmeras espécies de animais, sejam eles terrestres, aéreos ou aquáticos. Ainda não temos o conhecimento de todas as espécies. Cada um desses seres são de grande importância para a natureza e, mais do que isso, para o equilíbrio do mundo. A extinção de qualquer espécie causa danos muito além de "perda" para a humanidade. Recentemente, foi revelado um estudo que diz que os albatrozes são mais importantes para nós do que podemos imaginar. Os albatrozes são aves marinhas de grandes dimensões. A espécie costuma ficar no Oceano Antártico de norte do Oceano Pacífico.

Eles se movem de forma muito eficiente no ar, o que facilita na hora do voo. Com pouco esforço, essas aves podem voar grandes distâncias. Os albatrozes se alimentam de moluscos, como lulas, peixes e krill. Eles podem ainda optar por buscar animais já mortos ou capturar seu próprio alimento, ainda vivo. Um estudo recente revelou uma importância muito grande desses seres na vida humana que jamais imaginamos. A pesquisa demorou seis meses para ser realizada antes de publicada. Confira conosco então e surpreenda-se. Já aproveite para compartilhar com seus amigos.

Estudo que revela importância dos albatrozes

Publicidade
continue a leitura

Um estudo, realizado por seis meses, estima que mais de um terço dos navios no sul do Oceano Índico estejam navegando ilegalmente. Isso confirma as hipóteses e preocupações dos biólogos, a respeito da pesca ilegal. Para tentar identificar esses crimes, os pesquisadores mostraram que albatrozes carregando detectores de radar conseguem encontrar os navios. Os pássaros fazem isso mesmo em oceano aberto. Henri Weimerskirch é um ecologista marinho do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica em Chizé, na França.

Publicidade
continue a leitura

Ele é o principal autor do estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences. Henri declarou que esses são pássaros grandes que viajam por grandes distâncias e costumam ser atraídos pelo navios. A estratégia também pode ajudar as aves, que são prejudicadas quando são pegas por equipamentos de pesca ou acidentalmente comem anzóis com isca. Para realizar essa pesquisa, a equipe visitou colônias de albatrozes, em três ilhas no sul do Oceano Índico.

Os cientistas então anexaram chips de dados nas penas de 169 delas. Esse equipamento consistia em uma antena GPS, um detector de radar e uma antena capaz de transmitir informações para uma constelação de satélites. Após isso, os pássaros conseguiram encontrar 535 navios. No entanto, apenas 253 dos barcos tiveram registro do Sistema de Identificação Automática. Isso é o que transmite a identidade, posição, curso, velocidade e outras informações sobre o navio. A conclusão é: os albatrozes ajudam os seres humanos a encontrar navios ilegais.

Publicidade
continue a leitura

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 31/01/20 18h28