Notícias

Ser mordido por jacaré, como Bella Campos, é “raríssimo” no Pantanal; saiba o que fazer caso aconteça

0

Especialistas na vida selvagem do Pantanal afirmam que o caso da atriz Bella Campos ter tido a perna mordida por um jacaré, na verdade, foi uma situação “raríssima”. A intérprete da Muda, de “Pantanal”, contou que teve a perna mordida pelo réptil enquanto nadava no rio em um dia de folga.

Em entrevista ao G1, a especialista sobre os jacarés do Pantanal, Zilca Campos, disse que além de ser um tipo de ataque raro, Bella Campos “teve muita sorte”.

“Os jacarés quando atacam dão o ‘giro da morte’, que é quando o réptil morde e gira o corpo para prender os dentes. O animal deu o ‘giro da morte’. A atriz deu sorte, quando um jacaré pega e é super difícil de soltar. Não pegou em cheio”, explicou Zilca.

O representante da Polícia Militar Ambiental (PMA), tenente-coronel Edenilson Queiroz, estima que o animal que atacou Bella Campos estava submerso, o que permitiu que a estrela agisse de maneira rápida.

“O animal devia estar debaixo da água. Os jacarés possuem um fôlego grande. A atriz estava nadando sem ver. Os jacarés possuem um raio de distância para se sentirem ameaçados. O jacaré devia estar descansando, viu aproximação da atriz e abocanhou. O animal não pensa, ele tem instinto. O animal pode atacar pela defesa de filhotes, defesa de alimentos ou defesa própria”, deduz Queiroz.

Zilca acrescenta que Bella Campos pode ter encostado no animal que devia estar submerso e, para se defender, o bicho abocanhou.

“Talvez a atriz encostou no animal que estava submerso no rio. Bella foi caminhando para o centro do rio e encontrou no animal. Acho que só relou, pois não teve um ferimento profundo. O animal segurou e soltou. O ataque é raro no Pantanal, mas na Amazônia acontece mais”, explica Zilca.

O que fazer caso aconteça?

Foto: Reprodução/ GNT e Guilherme Giovanni

No Pantanal, antes de entrar em qualquer rio, é necessário observar o ambiente. O tenente coronel Queiroz orienta manter distância entre os animais silvestres. Ele aponta que isso é fundamental para manter a integridade do ecossistema e a segurança.

“Tem que ter muito cuidado, o animal não encara o humano como presa, mas pode atacar. Tem que ter muito cuidado ao entrar na água, ver antes de acessar o rio”, explicou Queiroz.

No entanto, mesmo raros, casos como o da atriz Bella Campos podem acontecer. De acordo com o policial, após ser atacada, a pessoa deve tentar afastar o animal o mais rápido possível e procurar atendimento médico imediatamente.

“Após o ataque, o problema pode ser uma infecção, então a pessoa deve buscar o médico com rapidez”.

Mordida em Bella Campos

Foto: Reprodução/ GNT

Bella Campos contou sobre a mordida no programa “Que história é essa, Porchat?”, da GNT. “Ele abriu toda a boca. Era muito grande. Um mega-jacaré e ele abocanhou a minha perna”, disse.

A atriz disse que cerca das 4 horas da tarde quando decidiu dar um último mergulho antes de ir embora. Ao retornar à margem sentiu uma pressão muito forte na perna.

“Por instinto, eu dei um tapa. Tudo em um milésimo de segundo. Quando a minha mão bateu, eu senti que era um jacaré.”

Ela afirma que a sua reação ao avisar os colegas foi bastante inesperada. “Foi muito bizarro porque a gente nunca sabe como vai reagir. Eu gritei: ‘Um jacaré me mordeu’. Foi essa a minha frase.”

Além disso, Bella Campos destacou que estava vacinada e seguia o protocolo de saúde da TV Globo para ir ao Pantanal para as gravações da novela, e que após a mordida foi atendida por um médico que já tinha cuidado de outras cinco pessoas feridas por jacaré.

“Eu me senti muito segura. Ele me deixou muito tranquila e falou ‘ó, vai dar tudo certo'”, disse. “O Almir Sater disse para ver se não tinha ficado nenhum dentinho, porque se não procura, arruma, aí infecciona. O médico, perfeito como ele é, tinha que procurar o dentinho.”

De acordo com ela, a mordida não pegou nenhuma veia ou músculo. Caso isso tivesse ocorrido, seria preciso ir até a cidade o tratamento. “Perto do que poderia ter sido, superficial.”

Fonte: G1

Conheça os países mais seguros para fazer intercâmbio

Artigo anterior

Luísa Sonza afirma que vai respeitar valor pedido por autora de processo por racismo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido