Será que a água do ar-condicionado é boa para beber?

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      15/10/14 às 23h09

Já percebeu que os aparelhos de ar-condicionado são mestres em molhar a cabeça das pessoas, especialmente na rua, com as gotículas de água que eles liberam? Apesar de ser uma quantidade relativamente pequena de líquido, muita gente já se perguntou por aí se essa água não poderia ser reaproveitada, já que sai geladinha e aparentemente limpa. Será que daria para a gente bebê-la, por exemplo?

Bom, para começar a falar sobre esse assunto, é preciso antes de tudo entender como esse processo acontece e porque pinga água desses aparelhos. Segundo os especialistas, a maior parte das gotinhas do ar-condicionado se trata apenas de vapor, que se condensa no interior dos edifícios, assim como acontece com a chuva, que também é fruto do vapor de água condensada.

1

Os aparelhos, então, são projetados para drenar essa água na parte de trás, fazendo com que ela escorra e seja eliminada. E, apesar desse líquido não ser tão sujo assim, é preciso levar em consideração a hipótese de pequenas quantidades de água ficarem presa dentro do ar-condicionado e serem contaminadas por bactérias. (Clique aqui para saber também: Porque nossos dedos enrugam quando ficamos muito tempo na água?).

É por isso que - embora uma aparelho sozinho tenha capacidade para gotejar até 2 litros por dia - os estudiosos alertam para que essa água seja usada apenas para regar plantas e fazer outras tarefas relacionadas a limpeza. Então, resumindo, nada de "mandar para dentro essa água", por mais geladinha que ela seja.

3

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+