Saúde

Será que seus óculos podem piorar a sua visão? Veja o que dizem os médicos

0

Mesmo depois de passar no oftalmologista, algumas pessoas acreditam que usar óculos pode acabar piorando a visão. Pode parecer contraditório, mas vários casos podem dar a entender isso.

Algumas pessoas começam a usar óculos pela primeira vez e percebem que sua visão parece “pior” quando ficam sem o dispositivo. Claro, isso leva a várias ideias, como a de que o óculos está piorando a visão.

No entanto, o que acontece é que essas pessoas se tornam menos tolerantes a uma visão embaçada quando retiram os óculos. E aqui está alguns dos casos que ajudam nisso.

Olhos com preguiça

Algumas pessoas podem ter uma crescente dependência de óculos e se perguntam se seus olhos ficam mais “preguiçosos”.

A verdade é que nossos olhos operam de maneira semelhante a uma câmera com autofoco.

Dentro de cada olho existe uma lente flexível controlada por músculos que nos permitem focalizar objetos em diferentes distâncias. Ao relaxar o músculo, a lente se achatará para focar em objetos distantes, como um placar de futebol.

Quando o músculo se contrai, a lente se torna mais íngreme para visualizar objetos próximos, como uma mensagem de texto.

Por volta dos 40 anos, a lente dos nossos olhos gradualmente endurece e perde sua capacidade de mudar de forma. Consequentemente, perdemos a capacidade de focar em objetos próximos.

Os médicos buscam corrigir esse problema com óculos de prescrição, que assumem o papel da lente natural do olho. Essas lentes permitem que você veja claramente objetos próximos.

Uma vez que nos acostumamos a uma visão clara, nossa tolerância à visão embaçada diminui. Por isso, passamos a usar óculos cada vez mais, para restaurar a nitidez da visão.

Receita errada

Enquanto isso, usar óculos com a prescrição errada, incluindo óculos antigos ou os de outra pessoa, não te ajuda a alcançar uma melhor visão para as tarefas do dia a dia. Além disso, isso pode causar cansaço e dores de cabeça.

Dispositivos mal ajustados criam problemas de visão principalmente em crianças, especialmente porque seus sistemas visuais ainda estão em desenvolvimento.

Por volta dos 10-12 anos de idade, é menos provável que o uso de óculos incorretos resulte em olhos “preguiçosos” ou danos visuais permanentes, mas é provável que cause visão embaçada ou desconforto durante o uso diário.

Via Freepik

Usar óculos sujos

Óculos sujos ou arranhados podem fazer com que sua visão pareça pior do que realmente é.

Assim como uma janela, quanto mais sujos estiverem seus óculos, mais difícil será enxergar claramente através deles.

Por isso, limpar regularmente os óculos com um pano de microfibra próprio para lentes ajudará a manter a nitidez.

Embora os óculos sujos não sejam comumente associados a infecções oculares, algumas pesquisas sugerem que podem abrigar bactérias, com um potencial teórico remoto de causar infecções oculares.

Para garantir a melhor visão possível, as pessoas que usam óculos de prescrição diariamente devem limpar suas lentes pelo menos todas as manhãs e, quando necessário, duas vezes ao dia.

Usar lenços corretos, geralmente com álcool, ajuda a diminuir as bactérias em até 96%. No entanto, vale ter cuidado, pois o álcool pode danificar algumas armações, dependendo do material.

E quando voltar no médico?

Se você está se acostumando a usar óculos para algum problema e sente que sua visão piorou, vale marcar um retorno.

Além disso, exames regulares de vista são essenciais para a saúde dos olhos, especialmente quando está começando a idade escolar.

As prescrições para óculos geralmente precisam ser renovadas a cada dois anos, enquanto as receitas para lentes de contato devem ser atualizadas todo ano.

Crianças com condições oculares como miopia progressiva, estrabismo ou ambliopia precisam de exames pelo menos uma vez por ano, às vezes mais.

Da mesma forma, pessoas com mais de 65 anos ou que têm condições oculares como glaucoma devem fazer exames com maior regularidade.

Via Freepik

Ainda, condições como diabetes ou pressão alta podem afetar os olhos. Por isso, exames oculares regulares também ajudam a detectar problemas de saúde mais amplos.

A maioria das condições oculares pode ser tratada com sucesso se tiverem um diagnóstico precoce, reforçando a importância dos exames.

Mas vale reforçar que consultas e prescrições online não substituem um exame completo de vista.

Mesmo se você tiver uma receita válida, encomendar óculos na internet pode resultar em um ajuste inadequado da armação ou das lentes, especialmente para lentes multifocais.

Como consequência, isso pode causar desconforto visual ou visão embaçada. Por isso, sempre opte por um médico na sua região.

 

Fonte: Revista Galileu

Imagens: Freepik, Freepik

Ser humilde pode te ajudar a ter sucesso profissional, indica estudo

Artigo anterior

Nova espécie de formiga subterrânea ganha o nome de vilão de Harry Potter

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido