Curiosidades

Soldados adotam cachorros de rua que os seguiam

0

Durante a pandemia da covid-19, o exército boliviano monitorou as ruas para conter a circulação de pessoas e ter certeza de que os lockdowns estavam sendo seguidos. Em uma das rondas, eles encontraram dois cachorros de rua, que foram resgatados e adotados.

Estes soldados acabaram gerando imagens que demonstram solidariedade e empatia, no meio de várias notícias ruins por causa da pandemia.

O resgate dos cachorros

Foto: Luís Fernando Chumacero Gutierrez

Os dois cachorros foram adotados em Tupiza, na Bolívia. Devido ao clima frio e úmido durante o ano inteiro, os animais que vivem nas ruas acabam sofrendo bastante. Além disso, durante a pandemia ficou ainda mais difícil para os bichinhos arranjarem abrigo e comida, isso porque as pessoas saíram menos de casa.

Felizmente, esses dois cachorros seguiram o caminhão, na esperança de receber comida, e acabaram sendo resgatados. A história não passou despercebida devido ao fotógrafo Luís Fernando Chumacero Gutierrez, que estava tentando capturar imagens da quarentena. 

O estudante de Artes Plásticas na UNITEPC publicou as imagens no seu Facebook, onde assina o post como Transeunte. Logo as imagens viralizaram, chegando a receber quase 6 milhões de curtidas. Além disso, os comentários elogiaram a atitude dos soldados em vários idiomas.

Apesar do fotógrafo não ter dado maiores informações sobre o resgate dos cachorros, repórteres locais descobriram que os soldados que realizaram a ação pertencem ao Departamento de Logística do Quarto Exército boliviano. De acordo com Luís Pacheco, chefe do departamento, as fotos foram tiradas em frente aos portões do Sétimo Regimento de Cavalaria de Chichas.

Tradição das Forças Armadas

Foto: Luís Fernando Chumacero Gutierrez

Na Bolívia, é uma tradição nas Forças Armadas que cada regime adote cães abandonados ou carentes. Esses animais começam a viver e a servir nos quartéis, ajudando em tarefas e treinamentos militares. Os dois cachorros resgatados fazem parte do Departamento de Logística.

Os cães foram batizados como Multicam e Gorda e já participaram das atividades no quartel, além de acompanharem as rondas dos militares. Gorda chega até a pedir para embarcar nos veículos militares.

Já Multicam se tornou a mascote oficial do Décimo Regimento, sediado no mesmo local, porém, sempre que vê a companheira de rua, corre para perto dela e dos soldados que a resgataram.

Além disso, os cachorros militares bolivianos são adaptados à mesma rotina dos soldados. Os animais tomam café da manhã, almoçam e jantam, assim como também fazem exercícios físicos no mesmo horário que o das tropas. O comandante explica que “é como se fossem outros soldados”.

Apesar dos soldados bolivianos não participarem de atividades de busca de animais de rua, eles são orientados a acolhê-los e encaminhá-los para o canil caso sejam seguidos pelos cachorros, como no caso de Gorda e Multicam.

Logo após uma inspeção, os animais são incorporados à rotina dos quartéis. Em caso de cachorros hostis ou muito tímidos, eles são alimentados e verificam se estão em boas condições. Em seguida, encaminham relatórios para os centros de controle de animais.

Fonte: Cães Online

Petrópolis: 50 anos depois, mulher morre como a avó, vítima das chuvas

Artigo anterior

Babá dos filhos de William e Kate não pode dizer uma palavra em frente a eles

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido